Internacional Titulo
Presidente das Ilhas Fiji é nomeado
Do Diário do Grande ABC
13/07/2000 | 10:46
Compartilhar notícia


O Grande Conselho dos Chefes das Ilhas Fiji (Pacífico Sul) nomeou esta quinta-feira o novo presidente do arquipélago. Ele, Ratu Josefa Lloilo, um partidário do líder golpista George Speight. A escolha aconteceu logo após a libertaçao dos últimos reféns mantidos em cativeiro no Parlamento, na capital Suva, desde 19 de maio.

Pouco antes, os chefes haviam avisado a Speight que adiariam a nomeaçao de um presidente, prolongando a crise política, se o já deposto Primeiro-Ministro Mahendhra Chaudhry e outros 17 cativos nao fossem libertados.

²Iloilo já anunciou que até o final da semana vai escolher seu novo gabinete. Speight, filho de um deputado popular que se tornou um empresário falido, que decidiu recorrer ás armas usando a bandeira do poder no arquipélago para os nativos, com o apoio das Forças Especiais, afirmou que se sentiria "honrado" em ser Primeiro-Ministro.

O ex-presidente, Ratu Sir Kamisese Mara, 80 anos, renunciou e fugiu para as remotas Ilhas Lau, em 29 de maio, quando os militares de Fiji impuseram a lei marcial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;