Setecidades Titulo Saúde
Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira
Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
02/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Começa na segunda-feira a vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, nos postos de Saúde de todo o Estado. A estimativa é que sejam imunizadas 11,8 milhões de pessoas. A campanha termina no dia 22 e tem como público-alvo gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, profissionais da Saúde e portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensão e obesidade mórbida).

Os municípios do Grande ABC também participam da campanha. A Secretaria de Saúde de Santo André pretende vacinar 190.602 pessoas em 33 unidades da rede de atenção básica. Já a Coordenadoria Municipal de Imunização de São Caetano visa vacinar em torno de 55 mil moradores da cidade.

Diadema prevê imunizar 91.789 pessoas. A dose estará disponível em 16 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. Mauá tem meta de alcançar 90.530 munícipes com a dose.

Em São Bernardo, o objetivo é vacinar 133.909 pessoas do público-alvo. Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não informaram.

De acordo com a diretora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato, a “vacinação contra o Influenza é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe e doenças graves como pneumonia.”

Além disso, Helena esclarece mitos. “A vacinação não tem capacidade alguma de provocar gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de partículas do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção.”

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, a campanha também irá proteger os munícipes contra outros dois tipos do vírus Influenza – A (H3N2) e B. A vacina aplicada foi produzida pelo Instituto Butantã, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde.

Neste ano, o Dia D da campanha contra a gripe, com postos fixos e volantes, será realizado no dia 9, com imunização de manhã e à tarde.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;