Política Titulo
Marta Suplicy rouba a cena em Itaquera
27/07/2006 | 00:42
Compartilhar notícia


O candidato do PT ao governo do Estado, Aloizio Mercadante, fez campanha terça-feira em Itaquera, na zona Leste, mas quem mais se destacou foi sua cabo eleitoral, a ex-prefeita Marta Suplicy. Ela perdeu as prévias para o senador, que foi apoiado, informalmente, pelo Palácio do Planalto. Porém, a ex-prefeita venceu na Capital, seu principal reduto eleitoral.

Hoje foi a primeira participação externa dela em favor do petista, que permaneceu somente 25 minutos no bairro. Marta andou por uma hora pelo comércio, mesmo sem a presença do candidato.

A assessoria do petista justificou o encerramento antecipado da atividade argumentando que ele tinha uma reunião agendada com o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini.

De calça vermelha, camiseta preta, com um adesivo do petista no peito e um punhado de panfletos na mão, a ex-prefeita fez sua parte de militante: aos eleitores, pedia votos para Mercadante e entregava o material de campanha. “Este é nosso candidato. Estamos juntos”, dizia, enquanto abraçava e beijava os moradores. Ao mesmo tempo, ela também divulgava as campanhas à reeleição do presidente Lula e do senador Eduardo Suplicy.

Alguns eleitores acreditavam que Marta era a candidata ao governo. “A senhora não vai ser candidata?”, questionou Juraci Gonçalves Barbalho de Araújo. Ao saber da negativa, e dos planos da ex-prefeita de voltar a concorrer em 2008, para a Prefeitura, Juraci prometeu votar nos indicados de Marta, Mercadante entre eles.

A ex-prefeita só teve um dissabor. Quando cumprimentava eleitores em uma barraca de pastel, um morador surgiu entre os militantes, aos berros. “A senhora tem coragem de voltar aqui?”, gritava Robson Batista. Os petistas começaram a vaiar, e a candidata a vice-governadora, Nádia Campeão (PCdoB), pediu para que o afastassem. “A Marta, não. Para o Mercadante eu bato palmas”, declarou  eleitor.

Trem – Antes de participar da atividade com a ex-prefeita, Mercadante convocou, às pressas, uma entrevista coletiva para dizer que, eleito, irá construir uma linha de trem de alta velocidade ligando São Paulo a Campinas. O projeto já existe. O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à Presidência, o apresentou no ano passado, mas a idéia não saiu do papel. O petista também defende a criação de linhas semelhantes ligando a capital a Sorocaba, e outra, unindo São Paulo ao Rio de Janeiro.

O tema transportes foi tratado por Mercadante um dia depois de seu adversário, José Serra (PSDB), falar sobre o assunto. Segunda-feira, Serra prometeu ampliar a linha F, transformando-a em um metrô de superfície.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;