Setecidades Titulo
MEC confirma UFABC em S.Bernardo
Por Illenia Negrin
Sucursal Diadema
07/06/2007 | 07:08
Compartilhar notícia


O governo federal confirmou a construção de um campus da UFABC (Universidade Federal do ABC) em São Bernardo, num terreno gigantesco às margens da rodovia Índio Tibiriçá, localizado em área de proteção ambiental.

Quarta-feira, os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Previdência Social, Luiz Marinho, vieram à região para anunciar a extensão da universidade. O encontro reuniu o prefeito William Dib (PSB), secretários municipais e o reitor da UFABC, Luiz Bevilacqua.

Em abril, o município havia indicado a área, vizinha à represa Billings, para a implementação do campus. Não haveria áreas mais centrais do tamanho necessário.

A construção em São Bernardo foi pautada no ano passado como prioridade pelo próprio presidente Lula, que mora na cidade.

O ministro da Educação espera tornar oficial o endereço do novo campus até o final do mês, após nova reunião com a reitoria da UFABC e de audiência pública no município.

“Só vamos abrir o concurso para o projeto arquitetônico e a licitação para a obra depois de bater o martelo com a comunidade”, garante Haddad.

Apesar de se tratar de uma área com restrições de uso, por conta dos mananciais, o ministro não vê dificuldades para conciliar a construção com as leis ambientais. “Tudo será feito de maneira ultraracional. Inclusive o projeto político-pedagógico do campus deve dialogar com as questões do meio ambiente.”

O terreno pertence ao município, tem 780 mil m² e, de acordo com avaliações prévias, poderia abrigar cerca de 240 mil m² de área construída.

Durante o encontro, não se falou em cursos, número de alunos, investimentos nem em prazo para o início das aulas. Tudo dependerá do acertos finais quanto ao terreno, que precisa ser doado à federação por meio de lei aprovada pelos vereadores.

O campus da UFABC em São Bernardo vai compor o que Haddad chama de Anel Universitário, com unidades federais de ensino superior também em Osasco e Guarulhos, além das já existentes em Santo André, Santos e Diadema.

“Até 2010, tenho ordens expressas do presidente para que esse anel esteja em funcionamento”, diz Haddad.

O ministro Luiz Marinho, provável candidato a prefeito de São Bernardo no ano que vem, diz que o governo tem pressa. “Queremos começar as obras aqui no máximo em 2008.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;