Setecidades Titulo Tradição
Sol garante festa na Folia de Reis

Clima favorável leva população do Alto do Baeta Neves para as ruas

Por Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
18/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O sol forte da tarde de ontem colaborou com a presença da população do Alto do Baeta Neves, em São Bernardo, na comemoração do aniversário de 62 anos da Folia de Reis, tradição religiosa local com comidas e bebidas oferecidas à comunidade. Até às 20h, não havia estimativa do número de participantes do evento. A previsão era receber cerca de 2.000 pessoas.

"Com sol é melhor. Até aproveitei para tomar uma cerveja. É o quinto ano que venho e acho a festa muito boa porque reúne as famílias do bairro", afirmou Marçal Escarabelli, 35 anos. EM

A folia também contou com a presença de pessoas de outros municípios da região. Dalila de Jesus, 52, veio de São Caetano para prestigiar o evento. "É a primeira vez que venho aqui no Baeta. Sempre acompanho essas festas porque também sou foliã. Semana que vem vou receber foliões de Diadema em casa."
Participaram do evento os grupos Folia de Reis Estrela Guia da Vila Nova Divinéia, Raízes do Sertão, Folia de Reis Arceburguense, Pedro Paulo e Dito Costa, Zuza e Zózimo, Duo Classe A e Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo.

A Folia de Reis de Arceburgo veio de Minas Gerais para participar da atividade cultural em São Bernardo. "Temos o prazer de receber este grupo que é do Estado onde começou toda essa tradição", disse João Carlos da Silva, um dos organizadores.

O grupo do Alto do Baeta Neves, que surgiu em 1949 e é composto por 15 pessoas, usa a música e versos para contar a história da visita dos Reis Magos ao recém-nascido Jesus. As manifestações festivas se estendem até o dia 6 de janeiro, data consagrada aos Reis Magos.

"Nossa preocupação é que as pessoas mais velhas estão morrendo e não há renovação das tradições. Se os jovens não conhecerem esse folclore, a extinção será fatal", opinou Silva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;