Esportes Titulo Heróico
Vanderlei salva a noite e coloca o Santos nas quartas da Libertadores

Goleiro tem outra atuação espetacular e para o
Atlético-PR; Bruno Henrique faz gol da vitória

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
11/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Flickr Santos FC


O Santos sofreu, tirou o torcedor do sério e precisa construir um busto para Vanderlei se for campeão da Libertadores. Mais uma vez o goleiro foi decisivo, parou o Atlético-PR com defesas espetaculares e garantiu a vitória por 1 a 0, ontem, na Vila Belmiro, no jogo de volta das oitavas de final do torneio sul-americano. Como havia vencido por 3 a 2 o primeiro duelo, o Peixe se classificou para enfrentar o Barcelona de Guayaquil, nas quartas de final.

O Santos levou a sério a teoria de jogar com o regulamento embaixo do braço. Precisando do empate para avançar, se posicionou da intermediária defensiva para trás buscando impedir que o Atlético-PR criasse chances. Deu tudo errado.

Com movimentação, toque de bola envolvente e variando jogadas pelos dois lados, o Furacão dominou o primeiro tempo e só não abriu o placar por conta da excelente atuação de Vanderlei. Preterido por Tite na convocação de ontem para a Seleção Brasileira, ele fez três intervenções espetaculares. Quando o goleiro foi vencido, Lucas Veríssimo, com o peito, salvou quase em cima da linha.

Para se ter ideia do grande sufoco que os anfitriões passaram, a primeira e única finalização correta do Santos aconteceu aos 44 minutos, com Copete, nas mãos de Weverton. Já o Atlético-PR chutou seis vezes contra a meta de Vanderlei.

Levir Culpi trocou Yuri por Jean Mota no intervalo para melhorar a saída de bola do Santos. De fato, o time conseguiu sair da defesa, assustou duas vezes com Lucas Veríssimo em cabeceios, mas continuou sofrendo.

A cada investida, o Furacão tornava Vanderlei protagonista. Impecável, o goleiro salvou o Santos, literalmente. Ele teve sorte também. Só assim para explicar como o cabeceio de Jonathan, aos 27, parou na trave.

A angústia tomava conta dos torcedores. Por mais que um gol do Atlético-PR ainda desse a vaga ao Santos, o volume do Furacão impressionava.

Foi então que o apagado Lucas Lima brilhou. Aos 32, ele armou ótimo contra-ataque, acionou Ricardo Oliveira, que cruzou rasteiro para Bruno Henrique aparecer livre e deslocar Weverton para abrir o placar.

Foi um balde de água fria nas pretensões do Furacão. Bastou ao Peixe controlar a posse de bola para assegurar a vitória e se manter como único invicto da Libertadores após oito jogos.

Herói santista evita cobrar de Tite vaga na Seleção Brasileira

Foram oito defesas difíceis durante a partida, algumas delas espetaculares. Vanderlei não deu a mínima por estar fora da lista de Tite para a Seleção Brasileira e mostrou que está mais motivado do que nunca. Eleito o melhor jogador da partida, ele agradeceu o momento que vive no Santos e evitou cobrar o treinador.

“A gente precisava dessa classificação. Eles fizeram bela partida, mas o importante é passar de fase. Não tenho o que reclamar de nada (sobre a não convocação). Estou em um grande clube, jogando grandes campeonatos. Tenho consciência de que tenho feito o meu melhor”, comentou o goleiro.

Vanderlei acredita que a chave para o Santos seguir na Libertadores é conseguir se impor como visitante. “O Barcelona (de Guayaquil) é um adversário difícil. Precisamos fazer bom jogo fora de casa para ficarmos mais tranquilos na Vila Belmiro”, projetou.

Por ter a melhor campanha, o Santos decide a vaga em casa e, se avançar à semifinal, pegará Grêmio ou Botafogo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;