Diarinho Titulo Natal
Enfeites deixam fim de ano especial

Crianças usam materiais simples para decorar escolas; itens também podem ser feitos em casa

Tauana Marin
do Diário do Grande ABC
29/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Caixa de papelão, CDs usados, papéis de presente, palitos de sorvete, pratinhos plásticos, muito lápis e tinta. Esses são alguns materiais que podem enfeitar sua casa para uma data bastante tradicional: o Natal. Nas escolas, principalmente, é possível aprender a fazer vários enfeites e cartões para o fim do ano.

A Escola Municipal Professor José Tomaz Neto, de Mauá, já está toda enfeitada. Muitos itens da decoração natalina deste ano foram feitos pelas mãos dos alunos da Educação Infantil. “Pintei as renas que foram coladas nos postes”, conta orgulhoso Alex Arruda de Souza, 5 anos. Segundo o aluno, “dá um pouquinho de trabalho, mas fica muito bonito”.

Logo na entrada da escola, um boneco de neve enfeita o espaço ao lado de uma grande árvore. Foram utilizados papelão e tecidos para confeccionar o boneco, e, na árvore, pratinhos com desenhos de cada estudante fazem a vez das bolinhas. “Qualquer pessoa pode fazer”, conta Ana Clara Corticeiro, 5, que pretende montar sua árvore em casa para que o Papai Noel deixe o presente. “Se não estiver lá, ele não vem.” A tradição também é seguida na casa de Monalisa Dias Fagundes, 5. “Apesar de utilizar a árvore de outros anos, não deixo de comprar bolinhas coloridas e pisca-pisca. Ajudo meus pais nisso.”

Além de precisar montar a árvore, Ana Clara Teixeira Lima, 6, conta que, para receber o presente pedido na cartinha que ela mesma escreveu, é necessário que tenha sido uma boa menina durante o ano. “Como me comportei bem vou pedir uma boneca para o Papai Noel.”

Por falar em cartas, na escola Saber Educação Infantil, de Santo André, a produção está a todo vapor. Lucas Ventura, 5, conta que é fácil fazer seu próprio cartão. “Se você pegar um CD usado e colar forminhas de brigadeiro em formato de árvore, já tem um cartão. É só colocar no papel e pintar bem bonito.” Ele conta ainda que adora o Natal, porque ele brinca muito e aproveita que a reunião deixa a família muito “grande”.

Também aluna da escola, Amanda Ribas, 5, dá atenção da reciclagem nos enfeites. “Dá para fazer enfeites em casa e reutilizar o que já usamos no outro Natal, como a própria árvore.” De olho no seu cartão, Giulia Hernandes, 5, já sabe o que vai pedir para o Bom Velhinho. “Quero ganhar um microfone, com rádio, e também fantasias de princesas.”

Nicolas Dias Barbosa, 5, levará para casa tudo o que aprendeu a fazer na escola. “Quero fazer mais cartinhas e montar enfeites para a árvore da família”, explicou o menino, que sonha em ganhar um Lego baseado no game Minecraft.

CURIOSIDADES - A maior árvore de Natal do mundo é, na verdade, uma instalação com mais de 1.000 luzes. Ela é montada na cidade de Gubbio (Itália) e conta com 750 metros de altura e 450 metros de largura.

Conhecemos a versão dos Estados Unidos do Papai Noel (com blusa e calça de frio) porque o país tem o Natal durante o inverno. Por isso, bonecos de neve aparecem em filmes e desenhos sobre o período.

SIGNIFICADOS:

GUIRLANDA. Normalmente é pendurada em portas, representa sorte e é vista como um convite para o espírito natalino entrar nas casas.

ESTRELA. O astro guiou os três reis magos até o local de nascimento do Menino Jesus.

ÁRVORE. O pinheiro verde significa a esperança, a alegria e a vida nova. Neste ano, a árvore

de Natal deve começar a ser montada a partir de hoje.

PAPAI NOEL. Na noite da véspera do Natal, ele sai de sua casa no Polo Norte e viaja pelo mundo distribuindo presentes para crianças que se comportaram bem durante o ano.

PRESENTES. Existem muitas origens para este símbolo. Uma delas conta que São Nicolau presenteava as pessoas na época de Natal. Outra lembra que os três reis magos levaram lembranças a Jesus em seu nascimento.

PRESÉPIO. Simboliza o momento e o ambiente em que Jesus Cristo nasceu.

VELA. No Cristianismo, significa que Jesus Cristo é a luz que ilumina o caminho das pessoas.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;