Política Titulo 100% tucano
PSDB repensa ter Márcio Chaves de vice

Passado petista causa preocupação na chapa que será encabeçada por Clóvis Volpi em Mauá

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
11/11/2015 | 06:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O coordenador regional do PSDB e presidente do tucanato em Mauá, Márcio Canuto, afirmou que o partido pode abortar o projeto de ter o ex-vice-prefeito Márcio Chaves (PSD) como parceiro de chapa de Clóvis Volpi (PSDB), ex-prefeito de Ribeirão Pires e pré-candidato ao Paço mauaense, na eleição de 2016.

Na análise dos tucanos, a trajetória de Márcio Chaves no PT – foi um dos fundadores da sigla na cidade, vereador e candidato a prefeito pelo partido, e integrou governos petistas em Mauá – pode contaminar o discurso dos tucanos de confronto ao governo petista do prefeito Donisete Braga (PT), que vai disputar a reeleição.

Para Canuto, o desempenho do PSDB em Mauá na eleição de 2014 – o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) foi mais votado que a presidente Dilma Rousseff (PT) no segundo turno – contribui para a escolha por chapa pura. “O PSDB está num bom momento.
(Para fazer aliança com outras legendas) Tem que avaliar se o vice vai agregar (eleitoralmente) ou se vai atrapalhar”, discorreu o dirigente, ao complementar que a definição só se dará em meados de abril, quando termina o prazo das trocas partidárias com vistas ao pleito de outubro.

Vice-prefeito de Mauá nas duas primeiras gestões do ex-prefeito Oswaldo Dias (PT, 1997 a 2004), Márcio Chaves migrou para o PSD justamente para ocupar a vice de Volpi. O ex-petista nega o projeto e sustenta que será candidato a prefeito pelo PSD, mas nos bastidores a aliança PSDB-PSD já estava sendo articulada, assim como em Rio Grande da Serra.

Márcio Chaves estava longe do protagonismo político desde que foi candidato do PT à Prefeitura de Mauá em 2004, quando sua candidatura foi impugnada às vésperas do segundo turno. Na ocasião, a Justiça Eleitoral entendeu que o então petista tinha sido beneficiado eleitoralmente com polêmica exposição idealizada pelo Paço, o Túnel do Tempo, com retrospectiva das gestões petistas na cidade.

A possível escolha por chapa pura, segundo Canuto, também pode ser aplicada na formação das candidaturas a vereador. No pleito de 2012, os tucanos fizeram coligação com o PSDC e o PHS. A aliança rendeu uma cadeira para o primeiro partido (Professor Betinho) e outra para o PSDB (Joelson Alves dos Santos, o Jotão).

Eleito pelo PMDB no último pleito municipal, o vereador Edgard Grecco Filho (atualmente no Pros) espera a abertura de janela partidária (prazo para mudança de partido sem risco de perda do mandato), em abril, para se filiar ao PSDB e disputar a reeleição.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;