Setecidades Titulo
Medicina ABC oferece tratamento estético a pacientes com câncer
Por Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
04/11/2004 | 09:17
Compartilhar notícia


Pacientes em tratamento contra o câncer atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) poderão ter acesso gratuito e integral a tratamento dermatológico, estético e de fisioterapia no Ambulatório de Reabilitação Dermato-Cosmeátrica da Faculdade de Medicina do ABC. Há um ano, os pacientes que passam por procedimentos com efeitos colaterais agressivos - perda de cabelos, ressecamento da pele, retirada das mamas - podem receber o tratamento. A unidade tem condições de atender 400 pacientes oriundos da faculdade ou dos hospitais administrados pela instituição a cada mês. O ambulatório vai abrir vagas para outros pacientes.

A dermatologista Dolores Gonzalez Fraga, coordenadora do ambulatório, explicou que esse atendimento deve ocorrer simultaneamente à quimioterapia e à radioterapia, ou no pós-cirúrgico. São realizados procedimentos considerados definitivos ou provisórios, a fim de melhorar a estética dos pacientes e, conseqüentemente, recuperar a auto-estima dessas pessoas. As intervenções previnem ou tratam o ressecamento da pele ou micoses, aplicam maquiagem ou tatuagem de sobrancelhas e cicatrizes, entre outras. Mulheres que passaram pela mastectomia (retirada das mamas) e que aguardam cirurgia de colocação de prótese podem receber, das voluntárias da Associação Viva Melhor, sutiãs com enchimento.

"Nossa auto-estima melhora bastante", disse a dona de casa Vera Gabriele, 55 anos, que recentemente passou por uma mastectomia. A vendedora Rosa Fávero, 44, também mastectomizada, diz que "é importante receber atendimento dirigido."

Pacientes que desejam passar pelo ambulatório poderão participar de triagem todas as quartas-feiras, no período da manhã. A marcação deve ser feita pelo telefone 4993-5455. O Ambulário fica na avenida Príncipe de Gales, 821, em Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;