Setecidades Titulo
Uma cidade dentro de São Bernardo
Por Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
05/09/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


Um bairro autossuficiente, dos mais tradicionais da região. Assim é o Rudge Ramos, subdistritos de São Bernardo, que engloba 35 vilas e jardins.

Avenidas importantes como Caminho do Mar, Doutor Rudge Ramos, Senador Vergueiro e Afonsina cortam o bairro de grande movimento.

Além da concentração do comércio, como o da Avenida Doutor Rudge Ramos, o bairro também conta com centros de Ensino Superior como a Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Bandeirante de São Paulo, clubes, Paróquia São João Batista e o Teatro Lauro Gomes.

Basta passeio breve pelas ruas para encontrar moradores antigos, que ali construíram suas vidas, viram os filhos crescer e acompanharam a evolução e as melhorias do local. Sentem orgulho em viver no bairro e garantem que não é preciso percorrer os cerca de seis quilômetros até o Centro da cidade para fazer algo, já que é possível encontrar de tudo no Rudge.

A localização privilegiada - faz divisa com São Caetano, Santo André, e está às margens da Rodovia Anchieta - facilita a mobilidade. "Temos várias linhas de ônibus que passam pelo bairro", comenta o aposentado João Custódio, 81 anos.

Morador desde 1943, ele acompanhou a chegada do asfalto nas vias. "Antes eram todas de terra, tinha poucas casas e todos se conheciam. Aos poucos mais famílias foram chegando e hoje temos esse grande bairro. Acredito que seja um dos melhores para se viver", afirma orgulhoso.

Para a dona de casa Vilma Zanatti, 65, a facilidade em encontrar tudo que precisa no bairro é um dos fatores que a faz não querer se mudar, além de atrair novos vizinhos. "É difícil encontrar locais assim. Mas preciso reforçar a segurança, como em toda a cidade", reivindica a moradora, que vive há 25 anos no Rudge. 

Mercadão atrai clientes de outros municípios

O Mercado Municipal do Rudge Ramos é uma das principais referências do bairro. Criado em 1968, o espaço que atendia a demanda local passou. ao longo dos anos, a receber clientela de outras cidades da região e também da Capital.

A dentista de Santo André Karen Regina Hepper, 37 anos, frequenta o local há seis anos. "O preço e a qualidade dos produtos são ótimos." Mesmo a 27 quilômetros da sua casa, no Clube de Campo, Karen já foi ao mercado apenas para buscar carne para o churrasco.

Uma das comerciantes mais antigas, a proprietária de um açougue Marlene Faria José, 70, garante que o segredo para manter os clientes é a qualidade da mercadoria e o bom atendimento. "Estou há 43 anos no mercado e continuo firme e forte", garante.

A artista plástica Sônia de Oliveira, 72, frequenta desde a inauguração do centro de compras. "Venho quase diariamente. Seja para comprar, tomar um café ou rever amigos." Ela compra de tudo, desde frutas carnes até produtos de limpeza. "Temos que valorizar o mercado local", enfatizou.

A proximidade com grandes redes de supermercados e comércios de rua faz com que os comerciantes do mercadão, como é popularmente conhecido, busquem diferenciais para de manter. É o caso de Marizete Miguel de Lima, 47. Proprietária de uma loja de roupa para bebês e crianças, ela vende peças customizadas por ela. "Sempre ofereço algo diferente, faço um detalhe e outro. Os clientes gostam e até fazem encomendas."

Praça dos Meninos e Pq.Salvador Arena são ‘queridinhos'

Os moradores do Rudge Ramos podem desfrutar da área verde do Parque Salvador Arena e de pelo menos 33 praças.

Com estilo oriental, a Praça das Meninos, na Avenida Caminho do Mar, é espaço de caminhada, bate-papo e de diversão para as crianças, já que conta com playground.

A dona de casa Maria do Carmo Santana, 63 anos, costuma levar a neta para brincar. "Ela aproveita, a gente caminha e é muito tranquilo", afirma a moradora, que também frequenta o Parque Salvador Arena, na mesma avenida. O espaço vizinho, além de ter pista de caminhada, conta com aquário com carpas e parquinho.

Quem também visita o local é a dona de casa Rosilei Rafael Gonçalves, 44. Há cinco anos se mudou de Diadema para o Rudge Ramos. "É um lugar muito agradável. Dá para trazer a netinha para brincar", afirma a moradora que compara a o bairro com o Jardim ABC, em Diadema. "Aqui tudo é muito próximo e de fácil acesso. Fazemos bastante coisa a pé, como vir ao parque."

Lembranças do antigo bairro dos Meninos

Rudge Ramos é um dos bairros mais antigos do Grande ABC e sua história confunde-se com a de bairros paulistanos vizinhos, entre os quais a Vila das Mercês. No século 18, o espaço são-bernardense e paulistano era conhecido como bairro dos Meninos. O nome sobreviveu aos séculos seguintes: em 1886 foi criada a Linha Rio dos Meninos, destinada a imigrantes europeus, em uma faixa intermediária entre o atua Rudge Ramos e o bairro Mauá, em São Caetano; no século 20, em 1947, o nome Meninos foi alterado para o atual Rudge Ramos.

Arthur Rudge Ramos foi o chefe dos delegados de polícia de São Paulo. Por ter reconstruído o antigo Caminho do Mar, seu nome foi dado ao antigo bairro dos Meninos. A expressão ‘Meninos' resiste como denominação do ribeirão afluente do Tamanduateí que corta toda a área urbana de São Bernardo; ‘Meninos' é também o nome do mais antigo clube de Rudge Ramos, o Meninos FC, fundado em 1935.

A designação provém de um sítio localizado entre Vila das Mercês, Ourives e Tamanduateí. Popularizou-se muito rapidamente. Já há registro com o nome de bairro dos Meninos em 19 de junho de 1729. Tudo indica que a expressão originou-se da tarefa de um padre, Luiz Domingues de Barros, que recolhia meninos órfãos em seu sítio.

Entre as referências históricas de Rudge Ramos estão caminhos como as Estradas do Vergueiro, das Lágrimas, do Sacramento e Caminho do Mar e a Umesp.

Loteamentos

Formam o Rudge Ramos vários loteamentos. Os mais antigos foram abertos na primeira metade do século 20: Vila Afonsina, Vila Antonieta, Vila Caminho do Mar, Vila Jaú, Vila Mariza, Vila Mussolini, Vila Normandia e Vila Júlio Thomé. (Ademir Medici)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;