Cultura & Lazer Titulo Mais estréias
Semana é dos documentários
Por Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
29/08/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Além das duas produções que entram em cartaz na região, outras três nacionais podem ser vistas a partir de hoje no circuito paulistano.

O Retorno (2007) , de Rodolfo Nanni, é, a grosso modo, um antes e depois do semi-árido nordestino. Aos 83 anos, o cineasta refez o percurso de seu documentário O Drama das Secas, de 1958, e registrou que o problema da fome se agravou.

"Eu briguei para fazer um filme de primeiro mundo que retratasse os problemas do terceiro mundo. Se hoje temos meios técnicos capazes de retratar qualquer coisa com qualidade, por que não usá-los? Foi o que eu fiz", disse Nanni à época do pré-lançamento do filme no último Festival de Cinema de Gramado.

Foi no mesmo festival, só que na edição do ano passado, que sagrou-se melhor filme e melhor montagem pelo júri outra estréia, o documentário Castelar e Nelson Dantas no País dos Generais. O diretor Carlos Prates homenageia a produção de seus conterrâneos mineiros, desde o pioneiro Humberto Mauro (1897-1983). Indicado para cinéfilos.

Velha Guarda - Os sócios da Conspiração Filmes (de longas como Dois Filhos de Francisco e minisséries como Mandrake) Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda dividem a direção do terceiro documentário que chega hoje aos cinemas, O Mistério do Samba (2008). Entre vários depoimentos, a cantora Marisa Monte ataca de entrevistadora para registrar histórias da Velha Guarda da Portela, como num bate-papo com Paulinho da Viola. Destaque para a participação sempre simpática de Zeca Pagodinho, um dos números musicais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;