Setecidades Titulo Festa
Foliões comemoram Dia de Reis em São Bernardo
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
07/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


A festa em comemoração ao Dia de Reis, celebrada em 6 de janeiro, foi animada pelo grupo Folia de Reis Estrela Guia, da Vila Nova Divinéia, em São Bernardo. As atividades de ontem começaram na parte da manhã com a apresentação no 3º Encontro de Folia de Reis, que teve início com a missa sertaneja na Paróquia Santíssima Virgem. Depois, seguiram para o Paço Municipal a fim de cantar junto ao presépio, antes que fosse desmontado.

À tarde, o grupo saiu pelas ruas do próprio bairro e apresentou canções a três famílias. "Faço isso há 40 anos. Aprendi com meus pais, quando morava na Bahia", contou o aposentado Valdeci Meira, 65 anos. Todos usavam fantasias e máscaras. Um segurava a bandeira da folia, outros tocavam os instrumentos e os demais dançavam.

"Represento um dos três reis magos", disse Júlio César de Lima, 11 anos, que participa do festejo desde 2009. "Tenho de seguir a tradição de família", afirmou o garoto que, apesar de achar a roupa quente, gosta de fazer parte dos foliões. "É muito legal quando estamos todos juntos."

Após as canções, eles fizeram um recital de poesia sobre a história do nascimento de Jesus Cristo e, depois, todos dançaram. Até Edimailson Soares Moreno, 52 anos, morador que recebeu os foliões, entrou na roda.

"Acho bonito, é uma tradição muito antiga. Não sou religioso, mas meus familiares sempre abriram as portas para eles. Fazem mais de 20 anos que os recebo em casa", afirmou o serralheiro, que aprendeu sobre a cultura com os pais quando ainda morava na Bahia.

Aparecido de Lima, 33, conhecido como Xingu, tomou a frente do festejo depois que seu irmão faleceu. "Nossa família já tem mais de um centenário de tradição. Agora, filhos e netos nos seguem, já aprenderam."

Mais do que manter a cultura, Aparecido se importa em relembrar o verdadeiro significado do Natal. "Enquanto muitos comemoram comendo e bebendo, queremos levar paz e alegria às pessoas." O folião acredita que o festejo traz bênçãos. "Recebemos muitas graças por essa fé."

Além de familiares, o grupo reúne amigos da comunidade, como Aline Cristina dos Santos, 27. A ajudante geral, foi convidada a participar há dois anos. "Estavam sem gente para tocar violão, então aceitei", contou a violinista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;