Setecidades Titulo Educação
Enem elimina 37 alunos por tirarem foto de prova

No primeiro dia do exame, candidatos foram cortados em todo País por postarem imagens do cartão de respostas

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
04/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2012 foi marcado por problemas relacionados às redes sociais. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), 37 candidatos foram eliminados por terem postado imagens digitais da sala de realização da prova e de cartões de resposta. Na região, a avaliação teve atrasos de estudantes, que culparam o trânsito pelo problema.

Ainda de acordo com o MEC, foram registrados três casos isolados de queda de energia, sem prejuízo da realização das provas. O exame contou com 5,7 milhões de inscritos e entre as 00h01 até as 14h04 de ontem, 168.623 inscritos entraram na página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) para confirmar o local de prova e o call center recebeu 4.825 chamadas.

A prova foi adequada e sem grandes surpresas. Essa é a avaliação de especialistas entrevistados pelo Diário a respeito do exame. Além de presença de gráficos, temas da atualidade e enunciados longos, as questões avaliaram a habilidade de os alunos interpretarem estatísticas e estabelecerem relações com conceitos pedidos.

Na visão do especialista em Educação Mateus Prado, as questões mais complexas foram as de Química. Neste quesito, foram pedidos conceitos como ciência de lâmpadas, estruturas e ligações químicas, por exemplo. Já as perguntas de Física exigiram aprendizados relacionados a correntes elétricas, força, radiação e ondas. "Foram poucos cálculos", observa.

Para o coordenador do MSU (Movimento dos Sem Universidade), Sérgio José Custódio, aqueles que têm facilidade em ler e interpretar se saíram bem no exame. "Foi uma prova adequada, sem surpresas ou pegadinhas", comenta. Segundo ele, talvez a única novidade tenha sido a referência feita a filósofos como Kant e Maquiavel; no mais, a prova manteve suas características de abordar a realidade como pano de fundo para interpretar informações.

Atraso

Um minuto foi determinante para que a estudante Heloísa Nunes, 17 anos, encontrasse portões fechados na FSA (Fundação Santo André). A jovem moradora do Jardim Las Vegas perdeu o cartão do exame durante o trajeto de moto até a faculdade e, com isso, ficou perdida pelo campus enquanto tentava encontrar sua sala. "Peguei trânsito e não consegui correr", lamenta.

Outro que culpou o congestionamento pelo atraso foi o estudante Guilherme Diniz, 18. "Deixei minha irmã para fazer a prova no Centro de Santo André e demorei porque estava tudo travado",  destaca. Outro agravante foi ter de procurar vaga para estacionar e só ter encontrado faltando quatro minutos para o início da avaliação. Ao chegar às 13h02 na porta da FSA, não teve outra alternativa a não ser voltar para casa.

A recomendação dos especialistas é que os candidatos esqueçam a avaliação de ontem e já se concentrem na prova de hoje. "Não vale a pena se preocupar em corrigir as questões porque a nota do Enem será elaborada após média nacional", orienta Prado.

Hoje, estudantes terão até 5h30 para resolver questões relacionadas a Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e a redação.

Segundo o MEC, os gabaritos oficiais do exame serão divulgados até quarta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;