Cíntia Bortotto Titulo
Trabalhar com paixão
Por Do Diário do Grande ABC
14/10/2013 | 07:07
Compartilhar notícia


Você já parou para avaliar quais são os sentimentos que você tem em relação ao seu trabalho?

São muitos os benefícios de se trabalhar com paixão, seja paixão pela área, pelo conhecimento, pela empresa, pela equipe, enfim estar feliz e se dedicar a uma causa faz com que a produtividade aumente. O compromisso com a causa faz com que você trabalhe mais e melhor.

Psicologicamente, é criado um sentimento de congruência entre o que se fala e o que se faz e isso causa uma sensação de pertencimento.

Do ponto de vista familiar, também há um benefício vinculado à felicidade, pois quando estamos felizes, tendemos a tratar as pessoas com mais paciência e alegria. Assim, isso afeta diretamente os relacionamentos.

Eu sei que estou trabalhando com paixão quando me sinto motivado, entusiasmado, vejo sentido no que eu faço, percebo que agrego valor ao negócio, motivo as pessoas e, principalmente, quando sinto que o trabalho está conectado com os meus valores.

O primeiro passo para se ter paixão pelo que se faz é entender o valor agregado e a importância de seu trabalho para a empresa e para a sociedade como um todo. Quando você entende isso e vincula fazer melhor o seu trabalho a uma empresa e sociedade melhores, dá mais vontade de fazer bem e com profundidade seu trabalho. Isto leva as pessoas a estudarem, especializarem-se e buscar seu melhor.

O autoconhecimento ajuda muito neste processo, pois existem muitas formas de ajudar as empresas e a sociedade. No entanto,quais são os talentos que cada um tem para colocar a serviço? Esta é uma pergunta importante que deve ser feita e que pode facilitar este sentimento de paixão pelo que se faz. Eu falo isso porque talentos são aptidões que temos de fazer coisas de maneira diferenciada para quem vê ou recebe, mas sem gerar um esforço adicional para quem faz. Por exemplo, para um ginasta talentoso, dar um saldo triplo, não requer um esforço absurdo, requer dedicação treino de uma competência que ele já tem. Normalmente, esta competência tem uma aptidão que ajuda (força, flexibilidade, domínio corporal).

Saber quais são suas aptidões, seus talentos pode facilitar o seu desempenho e a paixão pelo que se faz, pois além de ter conexão com seus valores, não causa ‘dor’ na hora da execução.

Para quem ainda não descobriu sua paixão, busque entender a importância de seu trabalho, o diferencial de fazê-lo da melhor maneira possível, apaixone-se.

Siga confiante e boa sorte!
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;