Cultura & Lazer Titulo
Quadrinhos e livro eletrônico estao na Feira de Frankfurt
Por Do Diário do Grande ABC
16/10/2000 | 12:36
Compartilhar notícia


A Polônia, os quadrinhos e o livro eletrônico sao os convidados de honra da 52ªFeira do Livro de Frankfurt, o maior evento mundial do setor, que abre suas portas nesta quarta-feira.

Durante dez dias, a feira renderá homenagem à Polônia falando de sua literatura e cultura. O Prêmio Nobel de Literatura Czeslaw Milosz vai inaugurar oficialmente o evento na terça-feira à noite, junto com os ministros de Relaçoes Exteriores da Polônia, Wladyslaw Bartoszewski, e da Alemanha, Joschka Fischer.

Uma centena de editores poloneses participarao da feira, para a qual estao previstas leituras e discussoes com 70 escritores, entre os quais Wislawa Szymborska, também Prêmio Nobel.

Estao no programa desta semana polonesa a apresentaçao de peças de teatro, shows de música e filmes. Haverá ainda uma exposiçao de cartazes e de fotos sobre a luta do movimento Solidariedade.

O ex-presidente russo Boris Yeltsin viajará a Frankfurt na quinta-feira para apresentar seu terceiro livro de memórias.

Pela primeira vez, os quadrinhos ocuparao um lugar de honra na feira de Frankfurt e os organizadores já anunciaram que planejam fazer o mesmo nos próximos dois anos.

Diversos eventos reunirao autores - desenhistas e argumentistas - editores e distribuidores do mundo inteiro. Está programada ainda uma retrospectiva sobre o quadrinho ``Peanuts', cujo autor Charles Schulz morreu em fevereiro passado.

O e-commerce ocupará um lugar importante nesta feira, como já aconteceu no ano passado, em particular com o livro eletrônico. Apesar dos especialistas prevêem um brilhante futuro para o e-book, há dúvidas sobre como proteger a propriedade intelectual e os direitos comerciais, dois temas que serao amplamente debatidos na feira.

Um expositor de cada quatro apresentará produtos novos junto com os livros tradicionais, afirmaram os organizadores que, para acompanhar o movimento, decidiram conceder ao melhor livro eletrônico um prêmio de US$ 100 mil, patrocinado pela Microsoft.

Durante a feira, será entregue o Prêmio da Paz, dos livreiros alemaes, que em sua ediçao 2000 premiará a romancista e cineasta argelina Assia Djebar.

No total, a Feira do Livro de Frankfurt reunirá, do próximo dia 18 a 23, 6. 791 expositores, um número um pouco superior ao do ano passado (6.599) em um espaço de cerca de 200 mil m2, no qual estarao expostos 377.428 títulos, dos quais 91.451 sao lançamentos.

O evento será restrito a profissionais até a sexta-feira e abrirá suas portas ao público geral durante o final de semana. No ano passado, a feira recebeu 290 mil visitantes, e os organizadores esperam 300 mil este ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;