Internacional Titulo
Tufao deixa 26 mortos e 668 mil desabrigados nas Filipinas
Do Diário do Grande ABC
04/11/2000 | 14:31
Compartilhar notícia


O tufao Bebinca deixou pelo menos 26 mortos e 10 desaparecidos ao passar pelas Filipinas, informou neste sábado o Conselho de Coordenaçao de Catástrofes Naturais. A Secretária do Bem-estar Social, Dulce Saguisag, disse que cerca de 668 mil pessoas ficaram desabrigadas, e recebem assistência do governo.

A maior parte dos mortos foi vitimada por deslizamentos de terras ou quedas de muros e paredes, com a passagem do tufao pelos arredores da capital filipina, informou o Conselho, acrescentando que muitos dos desaparecidos também podem estar ou soterrados ou em barcos perdidos no mar.

O Bebinca trouxe também inundaçoes. A altura da água, que durante a passagem do tufao cobria a cabeça das pessoas, já se reduziu em grande parte dos locais, e os serviços de energia elétrica estao quase que totalmente restabelecidos neste sábado. Pelo menos duas pontes foram carregadas pela força das águas, e diversas estradas também foram danificadas.

A estimativa inicial dos prejuízos causados pelo Bebinca só nos setores agrícola e de infra-estrutura equivale a U$ 2,6 milhoes, informou o Conselho.

O tufao Bebinca atingiu as Filipinas entre a quinta-feira e a sexta-feira, menos de uma semana após a tempestade tropical Xangsane varrer o país. A tempestade Xangsane deixou 41 mortos, 248 feridos e dezenas de desaparecidos.

O tufao trouxe ventos de 110 Km/h, com rajadas de até 140 Km/h, e deve ficar mais intenso, informou a estaçao meteorológica governamental.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;