Internacional Titulo
Annan: é preciso ameaçar Kosovo para conseguir acordo
Do Diário do Grande ABC
28/01/1999 | 11:42
Compartilhar notícia


O secretário-geral das Organizaçao das Naçoes Unidas (ONU), Kofi Annan, admitiu nesta quinta que a ameaça de uso da força na província sérvia de Kosovo ``é essencial' para se chegar a um acordo negociado nos Bálcas.

``Estou trabalhando com muito afinco por um acordo político', disse Annan. ``Se a força é necessária, precisamos analisar essa circunstância. A ameaça é essencial', defende.

O tom incisivo de suas declaraçoes deverá merecer o apoio de outro nome de peso nas conversaçoes sobre o futuro da regiao. Nas próximas horas, o secretário-geral da Organizaçao do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Javier Solana, pretende se pronunciar a respeito.

Durante todo o fim de semana, os 16 embaixadores da Otan estiveram reunidos para elaborar uma declaraçao sobre o uso da força em represália aos grupos em disputa em Kosovo. A atuaçao bélica nos Bálcas incluiria bombardeios aéreos contra forças do governo da Iugoslávia, presidida por Slobodan Milosevic.

Quinta à noite, a mensagem ganhou contornos mais precisos. O grupo considera que deve se tratar do passo inicial antes da implementaçao do plano que dará autonomia a Kosovo, província do sul da Sérvia, a maior das duas repúblicas da Federaçao iugoslava.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;