Internacional Titulo
Autoridades teme epidemia em depósito de lixo das Filipinas
Do Diário do Grande ABC
12/07/2000 | 10:31
Compartilhar notícia


As autoridades temem o aparecimento de um surto epidêmico em torno de um depósito de lixo na periferia de Manila, onde um desabamento soterrou na última segunda-feira uma favela, provocando a morte de 116 pessoas, segundo um balanço estabelecido esta quarta-feira ao meio-dia local.  

Os grupos de socorro abandonaram toda esperança de localizar sobreviventes. Entretanto, continuava a busca de outros cadáveres em meio a um odor insuportável, ao mesmo tempo em que se advertia contra o risco de epidemias provocadas pela putrefaçao dos corpos soterrados sob a montanha de lixo.  ``O mau cheiro é muito nocivo, inclusive o fato de abrir um saco para identificar um cadáver representa um risco potencial', declarou à Kit Villaranda, responsável pela Cruz Vermelha no local, precisando que tinham sido administrados medicamentos e vacinas aos membros dos grupos de socorro e habitantes.

Três dias depois do desabamento, cerca de 500 militares e membros dos grupos de socorro, ajudados por moradores da favela que sobreviveram ao acidente, continuavam cavando e procurando novas vítimas em meio à chuva, que nao parava de cair.  Devido a chuvas torrenciais provocadas pela passagem de dois furacoes na semana passada, uma montanha de lixo de uns 15 metros de altura desabou sobre os 300 barracos onde viviam as famílias que sobreviviam da cata de lixo.   ``Cento e dezesseis corpos foram retirados até o meio-dia de hoje (hora local) e achamos que outros podem ser encontrados antes do final do dia', declarou a responsável pela Cruz Vermelha.  Segundo Kit, praticamente nao há mais nenhuma possibilidade de encontrar sobreviventes, mas mesmo assim a busca continuará.  

A dirigente da Cruz Vermelha adiantou que muitos dos mortos nao podem ser identificados por estarem mutilados ou deformados.  As autoridades, por sua parte, reconheceram nao ter nenhum elemento que lhes permita dar uma estimativa do número de pessoas soterradas pelo lixo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;