Política Titulo
Baixa adesão marca PPA de S.Caetano
Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
06/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


As quatro audiências públicas do PPA (Plano Plurianual) Comunidade de São Caetano contaram, no mês passado, com 1.200 participações, o que não significa 1.200 pessoas diferentes, já que muitas foram em mais de um encontro, que serviu para discutir prioridades da administração para o período 2010-2013.

O número representa 0,8% da população da cidade, estimada em 144.857 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O prefeito José Auricchio Júnior (PTB) admite que o número pode ser menor. "Não vou me alongar muito porque grande parte do público que está aqui participou das outras audiências", disse antes de discursar na USCS (Universidade São Caetano do Sul), no último dia 30.

O índio Ubiratã Kuripaku Tupinambá, 73 anos, por exemplo, esteve em todos os encontros. "Estou reivindicando uma área para que a cultura indígena na cidade não se perca". Segundo ele cerca de 300 índios vivem na cidade. Apesar da baixa adesão da sociedade, o prefeito se disse satisfeito. "Por ser uma iniciativa inédita, a participação da população já vale a pena."

O prefeito lembrou ainda que as discussões não ficaram restritas às audiências. Formulários foram distribuídos para os moradores fazerem sugestões de investimento nas dez áreas em que a administração se divide.

A população também pôde participar pela internet. "Mesmo sendo quase 1% da população, tenho certeza que as pessoas conversaram e foram informando seus amigos e vizinhos, criando um debate sobre o assunto", justificou Auricchio.

A Prefeitura não divulgou o número de sugestões, críticas e dúvidas feitas pela população, mas afirmou que as principais demandas estão em Educação, Saúde, Segurança e Cultura.

Em agosto, a Câmara deverá receber o projeto que define as prioridades do PPA e as ações para cada uma das áreas até 2013.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;