Cultura & Lazer Titulo
Como nao fazer sua home page
Carlos Serrao
Editor do Diário OnLine
26/01/1999 | 12:00
Compartilhar notícia


Nao, este nao é um site repleto de páginas, imagens e coisas afins. Na verdade, é apenas uma página, com 17 dicas que podem poupar você de um tremendo ridículo se pretende criar sua página na Web. Ou voltar atrás se já está fazendo feio na Internet. Fabio Yabu, ou Senhor Y, um dos criadores do site de humor Puta Que Pariu, um dos maiores sucessos da rede no Brasil, lançou o guia Como Nao Fazer sua Home Page. Como o próprio nome diz, Fabio cita os erros mais comuns cometidos em sites pessoais. A tônica é o bom senso. Por isso, vale à pena dar uma olhada.

Ele se deu ao luxo de criar uma página com todos os erros juntos. E, o que é pior, igualzinha a muitas que se encontram por aí.

Fabio faz uma interessante defesa ao uso de português. "Nao adianta colocar Fulano's Home Page como o nome da sua página. Provavelmente ela é feita para brasileiros, portanto nao faz sentido que ela tenha um nome em inglês".

Outro problema comum abordado é a confusao nos temas das páginas. "Mulher pelada nao tem nada a ver com Java", diz. "Procure um assunto específico pra sua página. Se você gosta de ver mulher pelada e programar em Java Script faça duas home pages distintas".

E por aí vai. Fabio faz comentários ainda sobre ética e coisas chatas, muito chatas, que as pessoas costumam colocar em suas páginas. Como aqueles campos em Java para se colocar o nome. "Eu sei qual o meu nome. Por isso nao preciso digitá-lo numa janela só pra vê-lo na sua página".

Por fim, um conselho sensato: "primeira home page é primeira home page. E no começo você vai achá-la o máximo... A sua segunda home page será bem melhor, e assim por diante. É uma lei universal: a perfeiçao vem com a prática. Quando você achar que está bom, refaça tudo de novo, e aí sim vai ficar legal."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;