Cultura & Lazer Titulo
Diversão e debate nas telas
Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
03/09/2011 | 07:04
Compartilhar notícia
Divulgação


A discussão e a reflexão cinematográfica movimentam a programação do Auditório Heleni Guariba, localizado no saguão do Teatro Municipal de Santo André (Praça 4º Centenário. Tel.: 4997-1167). Amanhã, o local recebe mais uma edição do projeto 'Cineclube: Cinema e Outras Linguagens', com sessão gratuita a partir das 15h aberta a todo o público.

Neste fim de semana, a atração principal será o filme 'O Contador de Histórias' (2009), do diretor Luiz Villaça. O longa-metragem é baseado em fatos reais da vida do mineiro Roberto Carlos Ramos. As ações revelam sua infância da década de 1970 na cidade de Belo Horizonte, quando foi deixado pela mãe em instituto que prometia ajudar no desenvolvimento social do menino. Mas Roberto começou a entrar em contato com o universo das drogas e do crime.

Considerado uma causa perdida por muitos, seu destino muda ao conhecer a psicóloga francesa Margherit Duvas. O respeito e carinho da nova amiga fazem com que o garoto vislumbre um novo caminho a seguir. Hoje, Roberto é professor e pedagogo, mas ficou conhecido pela facilidade em usar as palavras para contar histórias.

Antes da sessão do drama, o evento exibe o documentário 'Recife Velho'. O curta-metragem do diretor Kleber Mendonça busca na ficção a inspiração para apresentar a improvável nova realidade da cidade de Recife, que se torna um local frio graças a estranha mudança climática.

As sessões do 'Cineclube: Cinema e Outras Linguagens' buscam fazer com que participantes das escolas livres municipais e de outros espaços culturais andreenses e o público em geral encontrem oportunidade para debater questões trazidas à tona pelos títulos selecionados.

SÃO BERNARDO

Exibições audiovisuais também ocorrem em São Bernardo. Entre os diversos cineclubes do município, um dos destaques é a programação agendada para o Cineclube da Biblioteca Guimarães Rosa (Avenida João Firmino, 900. Tel: 4351-5422). Neste mês, o local mistura divertidas animações com filmes que trazem temas mais dramáticos e voltados para os espectadores adultos.

Hoje, às 15h, o público terá contato com a arte dos estúdios Disney por meio de 'Enrolados' (2010). Os diretores Nathan Greno e Byron Howard colocam a princesa Rapunzel ao lado do ladrão Flynn Ryder em plano de fuga da alta torre na qual a garota está presa há anos.

Todo a programação dos cineclubes locais pode ser conferida no site da cidade (www.saobernardo.sp.gov.br).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;