Esportes Titulo
Após fim da suspensão da Fiba, Brasil joga sob pressão por vaga no basquete
06/08/2017 | 06:10
Compartilhar notícia


Após um período de suspensão de 209 dias imposta pela Federação Internacional de Basquete (Fiba), o Brasil volta às competições neste domingo com o início da Copa América Feminina, em Buenos Aires, na Argentina. Com um treinador interino e um grupo formado às pressas, desfalcado das duas jogadoras que atuam na WNBA - Erika e Damiris -, a seleção brasileira precisa terminar entre os três primeiros para garantir vaga no Mundial de 2019, na Espanha, e pavimentar um caminho mais tranquilo de reconstrução do naipe no cenário mundial.

A estreia será diante da Venezuela, às 13h35 (de Brasília). O Brasil está no Grupo A, que, além das venezuelanas, conta com Argentina, Colômbia e Ilhas Virgens. Do outro lado estão o favorito Canadá, Cuba, Porto Rico, México e Paraguai. Apenas os dois primeiros avançam à semifinal. A decisão será no próximo domingo.

O período de preparação foi de apenas 24 dias. A CBB sofreu para contratar um treinador. Sem dinheiro - ainda não conseguiu receber o repasse do Comitê Olímpico do Brasil (COB) por causa de pendências na gestão anterior - foi necessário fechar com um treinador de maneira interina. A confirmação de Carlos Lima na função aconteceu em 7 de julho. O grupo se apresentou seis dias depois.

Os treinos também não puderam acontecer na Arena Concórdia, em Campinas (SP), local escolhido pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) para ser o centro de treinamento das seleções nos próximos dois anos. A entidade levou o grupo para Pindamonhangaba (SP) após fechar parcerias para arcar com hospedagem e alimentação das atletas.

"Aceleramos um pouco o processo por causa do pouco tempo, mas conseguimos aplicar o padrão que queríamos dar, com algumas variações", explicou Carlos Lima. "Temos de defender bem e jogar em transição. A valorização da posse de bola será importante em alguns momentos. É desta maneira que estamos enxergando o jogo".

O técnico não vê o grupo pressionado por causa da necessidade de garantir uma vaga no Mundial. Diferentemente do feminino, o torneio masculino, que começa no próximo dia 25, não vale classificação. E elogia o comprometimento das jogadoras. "Não estamos pressionados. É uma missão que nos foi dada. Estamos muito determinados, com o pensamento bastante positivo de representar o País e fazer o melhor", afirmou. "A CBB está conseguindo dar tranquilidade para todos trabalharem".

Apesar das dificuldades, o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr., confia que o Brasil conseguirá atingir o objetivo. "A seleção fez uma preparação forte, com treinos e jogos, para buscar as metas estabelecidas nesta Copa América. Será uma competição duríssima, mas confio plenamente no trabalho do grupo porque sei da entrega e do comprometimento de todos que integram esta equipe, que tem uma base jovem e está iniciando um novo ciclo".

A continuidade do trabalho depende do resultado. Não é garantido que Carlos Lima continue à frente da seleção depois da Copa América. Por isso, classificar para o Mundial é fundamental para que o treinador possa dar sequência no projeto para os Jogos Olímpicos de 2020.

Após amargar um período complicado nos últimos anos, em que recebeu pouca atenção da CBB e viu a sua importância ser diminuída no cenário mundial, o feminino está recebendo tanta atenção quanto o masculino. A mudança, segundo Kelly Santos, experiente pivô de 37 anos, já é perceptível. "A mensagem que o vice-presidente da CBB (Manoel Cid Lorenzo Costa Castro) nos passou, representando o presidente, era que iria lutar pela igualdade, que seria tudo igual. Ouvir isso é muito importante. A mentalidade mudou completamente. A mulher é mais sensível, precisa deste conforto", afirmou.

"Infelizmente sentimos na pele o pouco investimento. O COB investiu dinheiro no masculino porque era quem tinha chance de medalha, influência da geração NBA. Agora acredito que será diferente", disse Kelly.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;