Esportes Titulo
Coincidências envolvem Picerni
Por Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
14/12/2000 | 00:38
Compartilhar notícia


O técnico Jair Picerni parece mesmo predestinado a se dar bem e a viver coincidências com as equipes profissionais do Grande ABC, sem que sejam ignoradas as boas campanhas feitas com a Portuguesa (vice-campea paulista de 1985) e Uniao Sao Joao, de Araras. Os melhores momentos do Santo André na primeira divisao, nos anos 80, foram com ele, além da décima colocaçao no Campeonato Brasileiro de 1984. No Sao Caetano, em menos de um ano, Picerni alcançou o ponto alto: o acesso para a primeira divisao paulista e classificaçao para a semifinal da Copa Joao Havelange.

Nos jogos contra o Grêmio, hoje e domingo, o treinador vive mais uma coincidência relacionada às duas principais equipes da regiao. No Brasileiro de 1984, Picerni era o técnico do Santo André nas duas partidas contra o clube gaúcho, repetindo o que já havia ocorrido com o Fluminense, na mesma temporada.

As duas partidas contra o Grêmio foram empolgantes. Pelo turno da fase inicial, a 1º de fevereiro de 1984, o Santo André venceu o Grêmio por 1 a 0, gol do entao volante Élcio, aos 31 minutos do primeiro tempo. Élcio encerrou a carreira de jogador no Japao, onde iniciou a de treinador e, em 1997, passou pelos juniores do Palmeiras.

A vitória nao foi comum, pois o Grêmio contava com jogadores como os zagueiros Baidek e o uruguaio Hugo de León, os meias Oswaldo e Bonamigo e o atacante Renato Gaúcho. Além disso, era o primeiro resultado negativo do Grêmio depois da maior conquista de sua história, o Mundial Interclubes, em dezembro de 1983, em Tóquio, contra o Hamburgo, da Alemanha.

Oito gols - As maiores emoçoes, no entanto, estariam reservadas para a partida de volta, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, no dia 15 de fevereiro. Aos 24 minutos do primeiro tempo, os gaúchos já venciam por 2 a 0, gols de Renato e Oswaldo. Os cerca de 12 mil torcedores nao esperavam que o Santo André fosse capaz de reagir. Mas foi o que aconteceu a partir dos 30 minutos, com o gol do meia Arnaldo, embora aos dez do segundo, o Grêmio ampliava para 3 a 1, num gol do atacante Tarciso.

O segundo gol da equipe do Grande ABC ocorreu aos 25 do segundo tempo, em cobrança de falta do zagueiro Marajó, um paraense de chute forte, que se impunha na marcaçao pelo porte físico e que no ano seguinte atuaria pelo Sao Bernardo. Três minutos depois, porém, o zagueiro Neto, campeao paulista pelo Santos em 1978, marcou contra, ao encobrir o goleiro Tonho, e o 4 a 2 parecia ser a contagem definitiva. Mas a capacidade de reaçao do Santo André foi ao extremo, com o gol do lateral-esquerdo Jaime Boni, ex-Palmeiras, aos 34 minutos e o empate por 4 a 4, decretado por Esquerdinha, que em 1999 voltou a atuar pelo time da regiao na Série A-2 estadual. A história, talvez, pode ser repetida hoje e domingo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;