Automóveis Titulo Chevrolet Camaro
Só restou a gravata
Vagner Aquino
Enviado a Mogi-Guaçu (SP)
04/11/2016 | 07:09
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Divulgação


Mesmo passando pela pior crise em seus 91 anos de Brasil, a General Motors não deixou de investir em produtos. E agora chegou a hora de apresentar mais um de seus 12 lançamentos prometidos para este ano (este é o décimo), o Camaro 2017.

Em sua sexta geração, o esportivo – que vendeu mais de 5.000 unidades de 2010 para cá, obtendo 20% do share – é 100% novo. Não! Quase! Pois do modelo antigo só restou a gravata dourada.

Além de menor, com entre-eixos encolhido em 4 centímetros e teto mais baixo, o ícone continua apostando no retrô quando o papo é design. Os desavisados podem até pensar que foi apenas facelift. Mas não foi! Tudo é novo. Por exemplo, na foto acima é possível perceber que, apesar do perfil fastback, nada é como antes. Grade, faróis, para-choque, capô, desenho de rodas (20”), tudo foi retrabalhado.

Mas se por fora a pegada é fazer releitura do que o Camaro foi na década de 1960, não se pode dizer o mesmo do interior. Da porta para dentro, tecnologia é o destaque. Antes, dá para falar um pouco dos detalhes, como o console estendido até a parte traseira, ou mesmo dos materiais soft touch espalhados pela cabine.

MOTOR
E o pessoal da engenharia trabalhou pesado. A começar pela nova plataforma Alpha, passando pelas suspensões (50% mais leve na traseira e 21%, na dianteira) e chegando aos mimos, como a tela de 8” que exibe dados de performance, navegação e infotainment, no centro do quadro de instrumentos. Tem até indicador de força de gravidade e cronômetro, onde é possível, por exemplo, marcar seu tempo entre 0 e 100 km/h. O oficial é 4,2 segundos, mas nós o fizemos em 4,4 s na pista. Lá, pudemos comprovar que o comportamento do carro melhorou bastante. Está muito mais obediente e eficaz que antes, principalmente em curvas e durante frenagens.

Falando em velocidade, hora de explanar o motorzão 6.2 V8 de 461 cv. Sim, aumento de 55 cv em relação ao modelo anterior. O torque, de 63 mkgf, está 11% mais alto que antes. Isso faz com que o cupê atinja os 290 km/h de velocidade máxima. Aliás, quem auxilia é a nova transmissão automática de 8 velocidades (assim como o propulsor, é herdada do Corvette Stingray).

O Camaro está 83 quilos mais magro, tem novos sistemas de entretenimento e auxílio à condução (como direção elétrica progressiva e alerta de tráfego traseiro) e ainda mais foco na aerodinâmica. Mas sua principal novidade é a exclusiva edição especial (e limitada) Fifty. Como sugere a denominação, comemora os 50 anos do ícone. Serão comercializadas apenas 100 unidades (numeradas) no Brasil. Aliás, 55, pois o restante já foi vendido para clientes da marca dispostos a desembolsar nada menos que R$ 297 mil.




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