Internacional Titulo
Bucareste recebe conferência de homossexuais
Do Diário do Grande ABC
04/10/2000 | 09:03
Compartilhar notícia


Uma conferência da Associaçao Internacional das Lésbicas e Gays (Ilga) foi aberta esta quarta-feira em Bucareste, pela primeira vez na Romênia, onde as relaçoes homossexuais costumam ser punidas com penas de prisao.

``A conferência 'Aceitar a diversidade' visa a sensibilizar a opiniao pública sobre os direitos das minorias sexuais que, na Romênia, sao reprimidas pela lei', declarou o presidente da associaçao de defesa dos direitos dos homossexuais romenos, Florin Buhuceanu.

Várias pessoas que se dizem membros de uma organizaçao legionária ortodoxa fizeram um protesto contra essa conferência em frente ao hotel onde ela se realiza.

A conferência, que se prolongará até o próximo domingo, se realiza nos momentos em que o Senado romeno deve se pronunciar sobre um projeto de lei estabelecendo a despenalizaçao das relaçoes homossexuais.

A Câmara dos Deputados aprovou esse projeto no dia 28 de junho passado, mas os senadores demoraram a se pronunciar, em razao principalmente das fortes pressoes da Igreja ortodoxa, majoritária na Romênia.

As relaçoes homossexuais na Romênia sao punidas atualmente com penas de até cinco anos de prisao se forem mantidas ou público ou se provocaram um escândalo público. Na prática, qualquer pessoa, em nome da moral, pode pedir a intervençao da polícia para prender um casal homossexuais, seja num quarto de hotel ou numa residência particular.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;