Economia Titulo
Itamar diz que Cemig nao será privatizada
Por Do Diário do Grande ABC
14/01/1999 | 11:37
Compartilhar notícia


O governador de Minas, Itamar Franco, disse nesta quinta-feira, em um discurso para funcionários no auditório da Cemig, que a companhia nao será privatizada. Itamar solicitou à Procuradoria-geral do Estado que constitua uma comissao especial para desenvolver estudos relativos à alienaçao das açoes ordinárias do Estado de Minas, na Cemig, feita em 1997.

A procuradoria já designou os procuradores Carmem Lucia Antunes Rocha, Celso Barbi Filho e Moacyr Lobato de Campos Filho para integrar a comissao. A comissao tem um prazo de 60 dias para concluir os trabalhos. Itamar disse que é seu "dever promover a revisao, dentro dos limites da lei e da conveniência administrativa, de todos os atos que geraram a venda de açoes desta empresa e sobretudo o referido acordo de acionistas" (referindo-se à Cemig). Ele ressaltou o papel social da Cemig, que foi classificada por Itamar como uma empresa de serviço público. Por isso, na sua opiniao, o Estado nao deveria se afastar da sua gestao.

De improviso, Itamar disse que a Cemig continuará sendo uma das melhores empresas do mundo no setor de energia. Segundo Itamar, na tentativa de revisao do acordo de acionistas, "nao haverá espaço para o revanchismo político e vindita partidária". O que Itamar busca, segundo ele, é revelar as verdadeiras condiçoes que determinaram a realizaçao do negócio de alienaçao de parte das açoes com direito a voto da Cemig. Também de improviso, Itamar declarou na conclusao de seu discurso, que a Cemig, sob o comando de Djalma Moraes, e na orientaçao do governo, buscará também evitar a alienaçao das açoes de Furnas, que, segundo ele, também sao de importância vital para o povo mineiro.

Os novos diretores indicados para a Cemig pelo governo de Minas Gerais sao: Djalma Moraes, para a presidência e que passa a acumular também a diretoria de finanças; para a diretoria de projetos e construçoes, foi indicado pelo governo de Minas o ex- presidente da Cemig Gui Vilela; para a diretoria de gestao empresarial, o indicado é Stalin Amorin (funcionário de carreira da Cemig e já foi diretor interino de materiais); para a diretoria de distribuiçao, a indicaçao é de Aloisio Vasconcelos, ex-deputado federal e que, atualmente, é representante da Siemens em Minas. O sócio estratégico vai manter o nome dos 3 diretores que possui no momento. A AGE, que já começou, vai eleger os membros efetivos e suplentes do Conselho de Administraçao. A partir das 14h, há uma reuniao no novo conselho que escolherá os novos diretores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;