Cena Política Titulo
Filho de peixe...
Beto Silva
17/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem nunca ouviu o ditado “filho de peixe, peixinho é”? Mas nem sempre os filhos alcançam o sucesso atingido pelos pais. Acontece muito no futebol, nas artes (música, dança, teatro), nas profissões. Há casos, porém, em que os rebentos superam os progenitores. Mas vejamos o que ocorre na Câmara de São Bernardo. Dos 28 vereadores, três são filhos de políticos. Um deles é Juarez Tudo Azul (PSDB), filho de José Tudo Azul. Foi diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo, vereador e vice-prefeito de Santana do Parnaíba e parlamentar em São Bernardo por diversos mandatos. Juarez está em seu terceiro mandato no Legislativo. O segundo é Pery Cartola (PSDB), filho de Waldir Cartola, ex-deputado estadual, ex-secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, criado do Fuprem (Fundo de Previdência Municipal, hoje SBCPrev), autor de livros e gibis. O outro é Marcos Lula (PT), cujo pai é o ex-presidente Lula e dispensa apresentações. Os dois últimos são jovens e fazem parte da nova safra de políticos. Estão em primeiro mandato no Legislativo. Esperava-se mais deles. Pery tem se empenhado na oposição, fez algumas denúncias, impetrou ações no Ministério Público, criticou a gestão Luiz Marinho (PT) com certa solidez. Marcos mostrou-se tímido na base governista. Nunca fez discurso na tribuna e se distanciou de polêmicas. A defesa do governo petista ficou a cargo de colegas de bancada. Recentemente, apresentaram projetos parecidos, sobre conscientização e proteção de animais. O petista, em outubro do ano passado. O tucano, em fevereiro deste ano. Foram duas das melhores proposituras protocoladas por eles até o momento. Pouco. Muito pouco.

Bastidores

Apoio estadual
O deputado estadual Orlando Morando (PSDB) comemorou a aprovação de seu nome como pré-candidato a prefeito de São Bernardo pela executiva estadual tucana, ontem. “Foi avalizado e aplaudido. Na semana passada, a direção municipal também deu seu parecer. Com isso, afasta-se qualquer possibilidade de haver outro projeto. Nossa candidatura é prioridade para o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e para São Bernardo”, frisou Morando. Recentemente, o ex-prefeito e ex-deputado federal William Dib (PSDB) afirmou que não reconhecia a decisão do tucanato são-bernardense e que ainda não havia definido qual seu papel na eleição de outubro. Portanto, colocar-se também como pré-candidato ao Paço seria uma das alternativas.

Vara e anzol
Presidente municipal do PMDB de São Bernardo, Vanderlei Jueli está no Pantanal mato-grossense pescando com grupo de amigos. A viagem fora de hora tem como motivo comemorar o fato de Michel Temer (PMDB) ter assumido interinamente a Presidência da República. Vale lembrar que os peemedebistas deram apoio à segunda gestão petista de Luiz Marinho (PT), inclusive com o vice, Frank Aguiar, que deixou o PMDB e foi para PRB.
<EM>
Chapa pura
A secretária de Governo e de Assistência Social de Diadema, Regina Gonçalves (PV), tem atuado mais nos bastidores do que na linha de frente do Paço. Tem sido, por exemplo, uma das principais interlocutoras para barrar a indicação do PSDB ao posto de vice da candidatura à reeleição do prefeito Lauro Michels (PV). Ela defende chapa pura, com o vereador Márcio da Farmácia como número dois. O objetivo seria valorizar a marca do partido do Estado e ajuda sua pupila política, a ex-secretária de Meio Ambiente Denise Ventrici, a se eleger vereadora.

Tudo ou nada
Uma queda de braço para abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) entre governistas e oposicionistas tem movimentado a Câmara de São Caetano. Os contrários ao governo querem investigar desabastecimento de medicamentos nas unidades de Saúde. Os a favor do Palácio da Cerâmica visam ampliar a apuração e incluir contratos da gestão anterior. A sessão de hoje deve definir os rumos das averiguações. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;