Economia Titulo
OCDE define novo guia de conduta empresarial
Do Diário do Grande ABC
27/06/2000 | 10:19
Compartilhar notícia


Os ministros dos países membros da OCDE conseguiram convencer o México esta terça-feira a retirar sua oposiçao a um guia de conduta para as empresas multinacionais, com cláusulas sociais e ecológicas, o que deixou a porta aberta para sua aprovaçao.

O México era o único país dos 29 membros da Organizaçao de Cooperaçao e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a se opor publicamente ao texto, uma revisao de um tratado da organizaçao, que data de meados dos anos 70 e que até agora praticamente nao foi aplicado. Os ministros estao agora em condiçoes de anunciar um acordo formal ao término de suas reunioes em Paris.

Este ``código de conduta' estabelece diretrizes para as empresas multinacionais, incitando-as, quando se implantam em um país, a respeitar o meio ambiente e as normas sociais e particularmente a lutar contra o trabalho infantil.

John Evans, o secretário geral da comissao sindical consultora da OCDE (TUAC), que denunciou as exigências do México como ``escandalosas', anunciou sua satisfaçao pelo acordo desta terça-feira. A TUAC agrupa 71 milhoes de trabalhadores pertencentes a 55 centrais sindicais nacionais nos países da OCDE.

O ministro mexicano de Indústria e Comércio, Hermínio Blanco Mendoza, havia estimado ontem que as modalidades de aplicaçao do texto poderiam prejudicar as empresas presentes no México.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;