Política Titulo Em definitivo
Câmara de S.Caetano proíbe Uber, mas permite regulamentação

Por unanimidade, vereadores aprovam projeto que impede uso de aplicativo concorrente de táxis, porém, emenda permite revisão da Prefeitura

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
04/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


A Câmara de São Caetano aprovou ontem, com votos favoráveis de todos os vereadores e em definitivo, projeto de lei que proíbe o funcionamento do aplicativo Uber na cidade. A medida, entretanto, foi alterada por emenda que abre brecha para que a Prefeitura regulamente o serviço. Agora, o Legislativo tem dez dias para encaminhar a proposta para o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), que terá mais 15 dias para decidir se sanciona ou se veta a proposta.

O diretor de Transportes do Paço, Moacir Guirão Júnior, já antecipou que a administração tende a manter a proibição, mas Pinheiro ponderou que o setor jurídico da Prefeitura ainda estuda o futuro do serviço de transporte individual de passageiros. Se o projeto for sancionado, São Caetano será a primeira cidade do Grande ABC a proibir a circulação de motoristas do Uber, o que já ocorre na Capital.

De autoria do presidente da Câmara, vereador Paulo Bottura (PTB), o projeto ficou travado por quase um mês – foi aprovado em primeiro turno no dia 6 –, depois de o Diário mostrar que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Caetano se posicionava contra a medida. Para o presidente da subsecção da entidade, Adilson Paulo Dias, o texto é inconstitucional porque, segundo ele, fere princípios constitucionais, como a livre iniciativa e o exercício de qualquer profissão. Bottura então apresentou emenda ao texto, acrescentando que o Uber fica proibido “até que seja regulamentado pelo Executivo”.

O petebista alega que o aplicativo tem prejudicado financeiramente os taxistas, já que o preço praticado pelo Uber é abaixo do valor das corridas do táxi comum, além de não exigir taxa por troca de município. O aplicativo também permite que o usuário receba estimativa do valor do percurso e efetue o pagamento por meio do cartão de crédito.

AUDIÊNCIA PÚBLICA
Na sessão de ontem, o vereador Fábio Palácio (PR) elogiou a alteração do texto, sustentando que a regulamentação é “passo para coerência”. “Proibir o Uber é a mesma coisa que, no advento da tecnologia, proibir que os munícipes comprem em lojas virtuais porque prejudica os estabelecimentos físicos da cidade”, comparou. O parlamentar chegou a formular emenda retirando o termo “proibir”, mas decidiu apresentar ofício solicitando audiência pública para debater com os moradores o uso do serviço. Porém, Bottura já sentenciou: “Não vai ter audiência (pública). O projeto já está aprovado”, decretou o petebista.

Ao comemorar a aprovação de seu projeto junto aos taxistas presentes no plenário, Bottura foi questionado por um deles sobre a proposta de Palacio em ouvir a população sobre o futuro do Uber e voltou a enaltecer o aval ao texto. Ele pediu aos motoristas de táxi que ajudassem a administração a apreender os veículos. “Tem de chamar a polícia e partir para cima deles (usuários do Uber)”, defendeu um dos taxistas, que se negou a falar com a equipe do Diário.

Apesar de o Uber ter sido proibido em algumas cidades, a Justiça tem emitido decisões favoráveis ao funcionamento do serviço. No Rio de Janeiro, a juíza Mônica Ribeiro Teixeira derrubou a proibição imposta por vereadores, argumentando que a censura é “exemplo lastimável de como os poderes Executivo e Legislativo curvam-se à pressão de grupos que agem contra os interesses do cidadão”. Já na Capital paulista, embora o prefeito Fernando Haddad (PT) tenha criado categoria específica, com série de regras, para o transporte individual particular, o Uber segue rodando normalmente. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;