Internacional Titulo
Autoridade turca alerta para crescimento islâmico
Das Agências
21/07/2002 | 10:28
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro turco, Bulent Ecevit, advertiu a população neste domingo sobre o possível êxito dos partidos islamitas e pró-curdos nas eleições antecipadas, o que provocaria "graves problemas de regime" na Turquia, em uma entrevista à televisão estatal TRT.

Ecevit se referiu assim ao pró-curdo Partido Democrático do Povo (HADEP), que no momento está fora do Parlamento, e ao opositor Partido Justiça e Desenvolvimento (AK), movimento ascendente baseado em um partido islamita proibido no ano passado.

"Há quem acredite que o AK se tornará o principal partido. E também os que pensam que o HADEP ultrapassará os 10% necessários para entrar no Parlamento", disse Ecevit.

"Se isto se tornar realidade - e em um ambiente democrático certamente isto pode ser possível - a Turquia poderá enfrentar sérios problemas de regime e até mesmo problemas maiores", acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;