Internacional Titulo
Presidente uruguaio cria Comissao pela Paz
Do Diário do Grande ABC
26/06/2000 | 14:01
Compartilhar notícia


O presidente do Uruguai, Jorge Batlle, concluirá nesta semana a formaçao da Comissao pela Paz, com o objetivo de iniciar a última etapa do processo para solucionar o problema dos desaparecidos políticos durante o regime militar.

A Comissao será presidida pelo arcebispo de Montevidéu, Nicolás Cotugno, e terá outros seis membros. Eles têm um prazo de 120 dias para buscar uma soluçao para o problema. ``Nao se deve ter medo da verdade nem da justiça``, disse o arcebispo. Ele pediu que, a partir de agora, todos os padres do país rezem nas missas a oraçao da paz, até que a Comissao conclua os seus trabalhos.

Dezenas de uruguaios desapareceram durante os confrontos iniciados em meados dos anos 60, com o surgimento dos terroristas tupamaros, a repressao e a instalaçao de uma ditadura militar que se estendeu por quase 12 anos. Informaçoes oficiais indicam também que outros 150 uruguaios desapareceram na Argentina, Paraguai e Chile, quando a regiao estava dominada pelas ditaduras militares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;