Política Titulo Mudança
Bittencourt assume PSD regional e desiste de 2012

Deputado seria vice na chapa do PDT ao Paço de Sto.André

Cynthia Tavares
Especial para o Diário
29/10/2011 | 07:07
Compartilhar notícia
Edmilson Magalhães/DGABC


O deputado estadual José Bittencourt resolveu deixar o PDT e acertou filiação ao PSD, partido fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O parlamentar ficará responsável pela coordenação regional da sigla, que no Grande ABC busca crescimento - tem seis vereadores nas sete cidades.

Bittencourt destacou que sua migração começou a ser discutida com Kassab em março, quando o chefe do Executivo paulistano manifestou desejo de fundar sua própria legenda. "Tenho conversado desde que essa empreitada começou. O prefeito me garantiu a coordenação regional do partido", afirmou. O desejo do deputado é marcar ato de filiação nos próximos meses com as principais lideranças de sua nova legenda.

A saída representa o fim da primeira chapa majoritária montada em Santo André. O parlamentar era vice de Raimundo Salles, pré-candidato do PDT ao Paço no pleito eleitoral do ano que vem. "Ele acompanhou de perto todas as questões que culminaram na minha saída. Antes de tomar minha decisão conversei com ele e expliquei minha situação", disse Bittencourt.

O descontentamento do deputado é mais pertinente à executiva estadual do PDT. Segundo ele, a falta de espaço dentro do partido era nítida. A crise entre parlamentar e a sigla se agravou nas últimas semanas. Bittencourt queria ser indicado para liderança da legenda na Assembleia Legislativa, mas acabou perdendo a função para Major Olímpio. "Essa questão foi decisiva para minha saída. Depois disso fui conversar com o Kassab."

No fim do ano passado, ele também foi destituído da coordenadoria regional do PDT. "Estive por vários anos e nunca consegui presidir o diretório em Santo André. Nas eleições do ano passado, não apareci no horário eleitoral gratuito. Quando não consegue ter mais espaço na casa em que se vive, é preciso sair pela porta da frente. Nada melhor do que sair dessa forma, que é legal e legítima", considerou.

A legislação ampara o político que muda de sigla para ingressar numa agremiação recém-criada. Assim, o PDT não pode pedir seu mandato na Justiça. A mudança também significa a saída de Bittencourt da oposição ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), tendo em vista que o PSD já declarou apoio ao tucano.

 

CARINHO ESPECIAL

Apesar das rusgas com os caciques pedetistas, Bittencourt foi só elogios ao diretório do PDT em Santo André. "O Adonis (Bernardes, presidente) e o (Cícero) Martinha (coordenador regional) são excelentes companheiros. Também não levo mágoa do Paulinho da Força (comandante estadual do PDT)", ressaltou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;