Setecidades Titulo Feriado de Festa
São Bernardo ganha quase paróquia no Pq.Selecta

Imaculada Conceição Aparecida reunirá cinco comunidades; celebração ocorrerá hoje, às 16h

Bianca Barbosa
Especial para o Diário
12/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Fiéis de São Bernardo têm motivo a mais para celebrar, hoje, o feriado da Padroeira do Brasil. Isso porque a data também marcará a transformação da capela Imaculada Conceição Aparecida, no Parque Selecta, em quase paróquia. A celebração está marcado para ter início às 16h, com procissão, na Avenida Sérgio Trevisan, altura do número 100, seguida por missa presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, dom Pedro Carlos Cipollini.

Quase paróquia é o nome dado para o período de transição de capela para núcleo paroquial – até dois anos. A fase serve para preparação da igreja, que deverá cuidar de todos os detalhes administrativos e burocráticos para o novo funcionamento, antes de se tornar de fato paróquia. “Essa mudança traz responsabilidades, passamos de capela para matriz paroquial. Nos tornamos um núcleo de referência e administração do território”, contou o futuro pároco do local, José Aparecido Sousa, 40 anos. A igreja passa a ser referência para católicos de cinco comunidades: Santo Expedito, São Francisco de Assis, Santa Rita de Cássia, São João Batista e São Pedro e São João.

“Estou superfeliz pela questão de sermos quase paróquia, acolhedores e missionários”, destacou o administrador paroquial. Após a procissão, será celebrada missa e realizada a leitura do decreto de criação do local. “Esperamos em torno de 1.500 pessoas para a celebração. E convidamos a todos para este momento tão especial da região”, complementou Sousa.

Conforme estudo encomendado pela Diocese de Santo André, 46,8% dos 2,7 milhões de habitantes das sete cidades se declararam católicos. A região conta hoje com 102 paróquias e três quase paróquias, além de 261 capelas/comunidades.

 

FESTA

As homenagens a Nossa Senhora Aparecida começam às 9h30 na região, com procissão e missa no santuário do bairro Pauliceia, também em São Bernardo. Já às 13h, a paróquia dedicada à santa em São Caetano, no bairro Barcelona, fará celebração festiva.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;