Setecidades Titulo Concurso
Alunos apostam na conscientização em textos abordando a reciclagem

Discussão é vista como positiva por participantes do 11º Desafio de Redação

Por Matheus Angioleto
Especial para o Diário
26/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Deveriam incentivar para não jogar lixo na rua e a cidade não ficar poluída.” A frase do estudante Renan Silva Sousa, 12 anos, resume o sentimento sobre a preocupação com o descarte irregular de lixo em texto abordando o tema O Lixo Nosso de Cada Dia. Ele é um dos participantes do 11º Desafio de Redação na Escola Estadual Professora Mercedes Valentina Giannocario, no Jardim Alto da Boa Vista, em Mauá.

Apesar da timidez, o aluno do 6º ano do Ensino Fundamental 2 contou que iria focar na questão do lixo e da reciclagem, lembrando caso de greve que atingiu a cidade, deixando muito entulho nas ruas. “O pessoal deveria tomar mais cuidado para jogar o vidro do jeito certo no lixo, além do papel. Comecei neste ano >(na escola) e gosto de Língua Portuguesa. Às vezes, vejo papel jogado no chão e entulho, mas eu jogo no lixo”, destaca Renan.

A conscientização da aluna Amanda Leal Santos, 11, veio dos pais. A aposta para finalizar a redação era a criatividade e as vivências com o assunto proposto pelo concurso. “O tema do lixo é bem peculiar, mas pouca gente fala. Leio bastante, em casa tenho estante cheia de livros. Vejo lixo espalhado, e quando tem muito lixo na rua meu pai recolhe e joga no devido lugar, mas tem gente que não se importa muito com o assunto”, critica a menina, que tem a disciplina de História como predileta.

Quem cuida dos 1.280 alunos da instituição é a coordenadora Edna Maria Aparecida Bressanin, 54, que enxerga o Desafio de Redação como importante à conscientização sobre o tema e o incentivo à escrita e à leitura. “Vejo a discussão de forma positiva e está tendo resultado. É conscientização que eles carregam daqui para o dia a dia deles, tendo o respeito à natureza. Temos projeto com o óleo de cozinha que eles trazem de casa e reciclamos. Também alertamos para não desperdiçar caderno e lápis, que entra na questão ecológica.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;