Internacional Titulo
Vaticano é contra pílula do dia seguinte para mulheres estupradas em Kosovo
Do Diário do Grande ABC
13/04/1999 | 08:32
Compartilhar notícia


O arcebispo Elio Sgreccia, vice-presidente da Academia pontifícia para a vida, criticou esta terça-feira a distribuiçao pelas agências da ONU da ``pílula do dia seguinte' a mulheres e adolescentes estupradas em Kosovo.

Em uma entrevista concedida ao jornal dos bispos italianos Avvenire, o prelado assinalou que esta pílula tem uma ``açao abortiva' e que em conseqüência nao pode ser aceitada pela moral católica.

A questao da legitimidade da ``pílula do dia seguinte' para as mulheres estupradas durante um conflito já tinha sido evocada por certos teólogos católicos quando ocorreu a ``limpeza étnica' na Bósnia em 1992.

O Vaticano se pronunciou contra a utilizaçao dessa pílula fazendo um apelo à comunidade internacional no sentido de ajudar para que as mulheres estupradas na Bósnia nao abortassem.

A decisao de distribuir esta pílula nos acampamentos de refugiados foi adotada por Nafik Sadis, a responsável pelo Fundo das Naçoes Unidas para a Populaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;