Memória Titulo
Quando os jornalistas se encontram

Hoje é dia do almoço semestral dos antigos jornalistas do Grande ABC, em São Caetano, iniciativa do mestre Mário Porfírio Rodrigues...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/09/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Hoje é dia do almoço semestral dos antigos jornalistas do Grande ABC, em São Caetano, iniciativa do mestre Mário Porfírio Rodrigues, co-fundador do 'Jornal de São Caetano', em 1946. Um reencontro que vai se transformando em 'clube do bolinha', por mero acaso, mesmo porque, "naquele tempo", a maioria das redações era formada por profissionais masculinos, diferente de hoje.

A propósito, vejam as fotos. Era 1974 e o local era as Colônias de São Bernardo - Restaurante São Judas. Entre os jornalistas, todos do DIÁRIO, a presença do prefeito Walter Braido, de São Caetano. Hermano guardou as fotos, Oswaldo Lavrado ajudou na identificação. Contas feitas, um almoço de 35 anos atrás - benza Deus!

RESTAURANDO O PASSADO

Participe deste esforço coletivo da Fundação Pró-Memória, que quer identificar fotos não identificadas do seu acervo. Hoje, mais dois exemplos.

Exposição Restaurando o Passado. De terça-feira a domingo, das 9h às 18h, no salão de exposições do Espaço Verde Chico Mendes. Endereço: Rua Fernando Simonsen, 566. Bairro Cerâmica, São Caetano. Informações: 4223-4780; centrodigital@fpm.org.br.

ALMANAQUE

André Sanches

Nascimento: Pirajuí (SP), 30 de setembro de 1939.

Vereador: 1997 a 2000.

Partido: PP.

Vive em Santo André desde 1951. Comerciário e industriário aposentado. Dedica-se ao ramo imobiliário.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 30 de setembro de 1979

Manchete - Crise na administração Grillo (prefeito de Santo André).

Sindicalismo - Carreteiros rejeitam proposta.

Editorial - Cenas que mostram o país colonial de amanhã.

Primeiro Plano - Jornalista Eduardo Camargo passa a assinar a coluna de Economia, o que vinha fazendo desde 21 de setembro.

Santo André - Prefeitura favorece a favela Apucarana.

Tempo - Sol traz novo colorido ao lazer do Grande ABC.

EM 30 DE SETEMBRO DE...

1904 - Fude Yagi, a Dona Assunta, nasce no Japão. Por muitos anos exerceu o ofício de parteira no Bairro Assunção, em São Bernardo.

1929 - BBC, emissora pública britânica, realiza sua primeira transmissão experimental de televisão.

1969 - Inaugurado o posto de puericultura do Parque Novo Oratório, em Santo André.

HOJE

Dia da Secretária, Dia Nacional do Jornaleiro, Dia do Ferroviário, Dia Internacional da Navegação e Dia Mundial do Tradutor.

A função de secretária surgiu nos EUA, na década de 1930, e, no Brasil, após a II Guerra Mundial, com a expansão industrial.

O Dia do Ferroviário marca também a criação da Rede Ferroviária Federal, neste 30 de setembro, em 1957.

SANTOS DO DIA

Francisco de Borja, Jerônimo, Simão de Crépu e Gregório (o Iluminador).

Jerônimo nasceu na Iugoslávia no ano 340. Foi um dos grandes escritores do seu tempo.

Crônica - Texto: Guido Fidelis

Outubro galopa, aproxima-se rapidamente. E setembro está na reta final. Que a semana, que separa setembro e outubro seja bela como uma orquídea rara e que os dias sejam maravilhosos, de construção de novos ideais, realizações de projetos, muita alegria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;