Economia Titulo
Telefone fixo não terá aumento de preço nas tarifas, prevê entidade
08/06/2006 | 00:02
Compartilhar notícia


As tarifas da telefonia fixa podem não ter reajuste neste ano, de acordo com avaliação do presidente da Abrafix (Associação Brasileira das Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado), José Fernandes Pauletti. A data-base para o reajuste das ligações locais, interurbanos e chamadas internacionais é dia 30 deste mês. A possibilidade de não haver aumento é considerada pelas empresas porque a correção dos índices usados para aumentar as tarifas tem ficado próxima de zero.

Até o ano passado, a Anatel utilizava o IGP-DI para corrigir as tarifas, mas, a partir deste ano passará a usar o IST (Índice de Serviços de Telecomunicações), que foi elaborado pela Agência em parceria com o IBGE.

O próximo reajuste ainda vai considerar a variação do IGP-DI de junho a dezembro do ano passado, que foi negativa de 0,75%, mais a variação do IST de janeiro a maio deste ano. Até abril, a variação acumulada do IST foi de 1,1%, mas o acumulado até maio somente será anunciado no dia 20 de junho. Depois de calculada a correção do índice, a Anatel subtrai desse resultado um percentual a título de produtividade, que também será calculado pelo órgão regulador.   

“Deve ficar próximo de zero”, avalia Paulletti. Segundo ele, se o percentual for muito pequeno, é provável que as empresas não repassem o aumento para os consumidores. No ano passado, o reajuste médio foi de 7,27% para as ligações locais, de 2,95% para os interurbanos e houve uma redução de 7,9% para as chamadas internacionais.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;