De olho no transito Titulo
Aulas novamente

As aulas recomeçaram e a maneira mais saudável de as crianças se deslocarem até a escola é através da caminhada

Por Cristina Baddini
18/02/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


As aulas recomeçaram e a maneira mais saudável de as crianças se deslocarem até a escola é através da caminhada. Mas, para que as crianças fiquem confiantes, os pais devem acompanhá-las quando ainda são pequenas. Façam brincadeiras e tornem o percurso divertido. Façam desta oportunidade uma maneira de elas conhecerem o bairro e observar o mundo à sua volta. Inventem jogos com a placa dos carros e localizem plantas e árvores com as crianças. Depois de irem para a escola com os pais por algum tempo, elas estarão preparadas para cuidar de si próprias, mas certifiquem-se que também assimilem algumas dicas:

Conhecer o caminho e não se desviar dele;

Saber como atravessar a rua com segurança;

Permanecer junto com os amigos mesmo se brigarem;

Dizer ‘não' para estranhos;

Conhecer lugares seguros durante o percurso, como lojas, lanchonetes e delegacia;

Ficar visível - usar cores claras, cintos, adesivos ou bolsas reflexíveis.

VÁ ÀS AULAS DE BICICLETA

As crianças precisam se mexer. Ir para a escola de bicicleta é uma excelente maneira de inserir o hábito do exercício na vida diária dos pequenos. Na Dinamarca 60% das crianças vão para a escola de bicicleta. Com um pouco de treinamento e um capacete, qualquer risco que possa advir do uso da bicicleta é contrabalançado pelos benefícios de se manter saudável, ativo e independente. Os pais podem presenteá-las com uma bicicleta e depois ir ajudando-as a dominar as técnicas básicas necessárias. As escolas podem contribuir dando treinamento e oferecendo lugares seguros para que as crianças deixem suas bicicletas. Os pais devem verificar as condições de segurança no trajeto em meio ao trânsito de casa para a escola.

TRANSPORTE ESCOLAR

Na hora de contratar o transporte escolar, dedique um pouco mais de tempo para escolher bem o prestador de serviço e garantir a segurança dos seus filhos. Os veículos autorizados a transportar alunos são: ônibus, vans, VW Kombi. Motocicletas, carros de passeio e caminhões não são recomendados para transportar alunos.

Ao contratar um prestador de serviços, verifique as condições do veículo e a documentação pessoal do motorista. Peça referências na escola e com outros pais. Verifique a higiene do veículo e todas as crianças transportadas devem usar os cintos de segurança E ninguém deve ser transportado em pé. O veículo não pode ter lotação maior que a permitida em lei. Também é aconselhável obter o endereço e telefone do motorista.

Procure se informar se o serviço será cobrado durante os meses de férias (pode-se negociar algum abatimento, por exemplo) e se o serviço poderá ser prestado fora dos meses normais (em caso de recuperação do aluno). Ao firmar o contrato de prestação do serviço, é aconselhável fazer constar tudo o que for combinado entre as partes, principalmente a identificação e o telefone, bem como as condições gerais do contrato como: período de vigência; horário e endereços de saída e chegada; valor da mensalidade; data e forma de pagamento; índice e condições de reajuste; percentual de multa e encargos por atraso no pagamento, além das condições para eventual rescisão antecipada. Em caso de cancelamento do contrato, é recomendável que o pedido seja feito por escrito. É igualmente justo que, em caso de falta à aula, não haja desconto no preço, uma vez que o transporte está previamente contratado e à disposição do aluno.

Procure conversar com os seus filhos estimulando-os a conversar e relatar tudo aquilo que acontece durante as viagens. Com algumas medidas preventivas, a volta às aulas será boa e mais segura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;