Nacional Titulo
Morte de centenas de peixes em Recife ocorreu por asfixia
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
24/10/2006 | 14:48
Compartilhar notícia


A morte de centenas de peixes no início da semana no Rio Capibaribe, que corta o centro do Recife, em Pernambuco, pode ter sido provocado por fragmentos de um material à base de ferro, conhecido como granalha.

O produto estava sendo usado há um mês na restauração da Ponte Velha sobre o Capibaribe, em obra contratada pela prefeitura do Recife. Exames de laboratório coordenados pela bióloga Liana Barroso, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, mostraram que a morte dos animais ocorreu por asfixia.

A maior parte dos peixes mortos era da espécie bagre, que vive no fundo dos rios. Logo após o acidente equipes da Emlurb (Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife) retiraram do Capibaribe 600 quilos de peixes mortos. O presidente da Emlurb, Amaro João, explicou que o material, que segundo ele não é tóxico, estava sendo usado por uma empresa contratada, conforme as normas de segurança e proteção ambiental.

Amaro João disse que o local da obra foi coberto por lonas e tapumes, de modo a evitar que o material caísse na água ou fosse dissipado pelo vento. As obras da ponte, iniciadas em 11 de setembro e suspensas há uma semana, têm custo estimado de R$ 2 milhões



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;