Internacional Titulo
Iêmen denuncia ‘terrorismo de Estado’ de Israel
Por Da AFP
18/04/2004 | 11:48
Compartilhar notícia


O governo do Iêmen denunciou este domingo o assassinato do chefe do Hamas, Abdelaziz al- Rantissi, pediu proteção internacional para os palestinos e exigiu que o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, seja julgado como "criminoso de guerra".

Em comunicado publicado em Sanaa, o governo iemenita caracterizou o assassinato como "um odioso ato terrorista" de Israel que "continua assim sua política de liquidações físicas (...) aproveitando o ilimitado apoio" concedido por Washington. Segundo ele, "este terrorismo de Estado (...) só reforçará a resistência do povo palestino".

Sanaa pediu ao Conselho de Segurança da ONU e ao Quarteto para o Oriente Médio (Estados Unidos, União Européia, Rússia e ONU) a "enviar rapidamente uma força internacional para proteger ao povo palestino contra o terrorismo de Israel, impor sanções ao governo israelense e julgar o terrorista Sharon como criminoso de guerra", segundo o comunicado.

Por outra parte, convidou os demais países árabes a celebrar "rapidamente" sua reunião, que estava prevista para o fim de março na Tunísia e foi adiada indefinidamente por diferenças sobre algumas reformas, para adotar "uma atitude árabe unida contra a arrogância e o terrorismo do Estado de Israel".

O Iêmen, que apóia os palestinos em sua luta para recuperar os direitos nos territórios ocupados em 1967, converteu-se em aliado dos Estados Unidos na luta antiterrorista depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York e Washington.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;