Cultura & Lazer Titulo
Globo estréia microssérie 'Pastores da Noite'
Roberta Brasil
Da TV Press
23/11/2002 | 16:24
Compartilhar notícia


A Bahia da malandragem romântica de Jorge Amado – com suas ladeiras povoadas de boêmios, seus terreiros de candomblé e casas de perdição – já serviu de inspiração para diversas produções televisivas. A novela Gabriela Cravo e Canela, com a brejeiríssima Sônia Braga, e as minisséries Tenda dos Milagres e Dona Flor e Seus Dois Maridos, na Globo, são apenas algumas delas. Agora, a baianidade inzoneira de Jorge está de volta à telinha, na microssérie Pastores da Noite, que, segundo a emissora, será também uma homenagem ao escritor baiano, falecido em agosto de 2001.

Baseada em obra homônima de Jorge, Pastores da Noite estréia nesta terça-feira (dia 26), e se estende em quatro episódios semanais, no horário do Brava Gente, até 17 de dezembro. A cada semana, uma história diferente movimenta a vida de cinco amigos de malandragem, Cabo Martim (Du Moscovis), Curió (Matheus Nachtergaele), Massu (Lázaro Ramos), Pé-de-Vento (Luiz Carlos Vasconcelos) e Jesuíno (Tonico Pereira). “O roteiro explora a malandragem ingênua dos anos 60”, afirma Sérgio Machado, que assina a adaptação ao lado de Guel Arraes e Cláudio Paiva.

Para Matheus Nachtergaele, o grande diferencial de Pastores da Noite, em relação a outras adaptações da obra de Jorge Amado para a TV, está na profundidade dos temas. “Desta vez, a concepção não ficou plana, rasteira. O texto do Jorge Amado tem vários sentidos, várias leituras, e a adaptação conseguiu reproduzir bem todos estes conteúdos”, diz.

A microssérie, ambientada na Salvador dos anos 60, foi feita em película, para abrir a possibilidade de uma versão para o cinema. As filmagens começaram em setembro, em Salvador, onde a equipe passou duas semanas. O restante foi rodado em Sepetiba, no litoral do Rio de Janeiro, e nos estúdios do Projac, centro de produção da Globo, no Rio.

Cinema – “Me sinto fazendo cinema, com as exigências e o preciosismo do cinema, mas no ritmo acelerado da televisão”, diz Tonico Pereira, que também integrou o elenco de Gabriela e de Porto dos Milagres.

Ao lado de veteranos como Tonico, Matheus e Fernanda Montenegro, que interpreta a cafetina Tibéria, também estão atores que já trabalharam em cinema e só agora fazem sua primeira incursão pela TV. O baiano Lázaro Ramos, por exemplo, é o protagonista de Madame Satã, de Karim Aïnouz, e vai aparecer em mais três longas no ano que vem.

Já o paraibano Luiz Carlos Vasconcelos tem uma considerável lista de filmes no currículo, entre eles Baile Perfumado, de Paulo Caldas e Lírio Ferreira, Abril Despedaçado, de Walter Salles e O Primeiro Dia, de Walter Salles e Daniela Thomas, e Carandiru, de Hector Babenco, com estréia prevista para 2003.

É provável que Pastores da Noite incremente a carreira cinematográfica de Lázaro e Luiz Carlos, já que emplacar uma versão para a tela grande é a expectativa do diretor de núcleo Guel Arraes. Para Du Moscovis, porém, o que vale mais é participar de uma obra de qualidade. “Se virar filme, ótimo. Se não virar, tudo bem. Já vai ter valido a pena contracenar com esse elenco e fazer um trabalho de primeira linha”, afirma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;