Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 20 de Abril de 2024

Diarinho
>
Tira-dúvidas
O que são dentes de leite?

Estrutura acompanha crescimento do corpo e passa por alterações conforme envelhecemos

Luís Felipe Soares
Diário do Grande ABC
04/08/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Os dentes de leite são o apelido dado a primeira dentição dos mamíferos (tipo de animal que alimenta os filhotes por meio de aleitamento fornecido pela mãe), o que inclui também os seres humanos. Eles são menores do que os dentes permanentes, que surgirão em etapa mais velha, e se adaptam ao corpo durante o processo de crescimento que leva anos.

Esse tipo de nome existe por causa de sua coloração bem branca, com tom que se assemelha a do leite. Isso se amplia pelo fato de eles existirem durante a época mais láctea das pessoas, ou seja, no momento da vida onde bebês e crianças consomem o líquido em maior quantidade do que o restante de sua trajetória.

A arcada dentária cresce, acompanhando o desenvolvimento do restante do corpo. Na medida em que os ossos da face aumentam, os elementos existentes dentro da boca são substituídos aos poucos. A troca ocorre, normalmente, a partir dos 5 anos, com o período se estendendo até meados dos 7 anos. O ideal é que esses dentes iniciais se desprendam sozinhos da raiz depois de ficarem bem moles, com a impressão de que se descolaram da base. Alguns casos podem gerar os chamados traumas, necessitando de intervenção do dentista (profissional responsável pela saúde bucal) para lidar com o problema.

Crianças não possuem a mesma quantidade de dentes do que adultos. Uma dentição completa chega a contar com 32 itens. A substituição é natural, mas não imediata. O comum é que a estrutura definitiva comece a nascer cerca de um mês depois da queda do dente de leite.

A higienização da boca tem os primeiros passos ainda quando somos bebês, com os pais precisando realizar a limpeza da gengivas das crianças após a amamentação. Com o surgimento dos primeiros dentes começa todo o processo de cuidado que segue até a vida adulta, com uso de fio dental entre as estruturas, escovação e finalização com enxaguante bucal. Visitas regulares ao dentista também são essenciais.

Consultoria de Denis Panhota, dentista da rede de clínicas de odontologia JP Odonto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.