Brickmann Titulo
Notícias do Brasil, na Suíça
Carlos Brickmann
08/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Robson Marinho, homem-forte do governo Mário Covas, iniciador da dinastia tucana que se mantém até hoje no poder em São Paulo, afastou-se de seu cargo no Tribunal de Contas do Estado. Marinho, segundo investigação suíça, é suspeito de ter recebido US$ 2,7 milhões em propinas da multinacional Alstom, em seus tempos de governo Covas, para facilitar a assinatura de bons contratos. Mas não tire conclusões apressadas, caro leitor: Marinho não deixou o cargo para facilitar a investigação. Deu uma saidinha, só até o próximo dia 16, em gozo de licença-prêmio. E sua situação melhorou muito, porque os suíços costumam levar as investigações a sério. Suspenderam sua colaboração com o Brasil porque a documentação sigilosa que enviaram foi entregue ilegalmente à imprensa – sabe como é, que ‘otoridade’ não ama uma câmera? O Ministério Público paulista e a Procuradoria-Geral de Justiça prometem investigar o vazamento de informações. Não deve ser difícil se, como este colunista, gostarem de filmes antigos. Em 1955, Billy Wilder filmou, com Marilyn Monroe, O Pecado Mora ao Lado.

E, já que estão investigando vazamento de informações, poderiam ampliar um pouco o foco de seu trabalho. Por exemplo, num organismo complexo como um governo estadual, é possível a um secretário montar sozinho esquema que lhe permita facilitar a assinatura de contratos? E os órgãos de controle, que é que fazem? Se Marinho agiu solitariamente, o governo falhou por omissão. Se o governo não falhou por omissão, então Marinho não estava só. Cadê os outros?

Questão de nível
Local: o plenário da Assembleia Legislativa do Rio. A deputada Cidinha Campos, do PDT, propôs que o Código de Ética da Casa fosse modificado para que deputados não possam votar em processos nos quais sejam acusados. O deputado Domingos Brazão, do PMDB, explodiu: chamou Cidinha (excelente parlamentar, jamais envolvida em escândalos) de “prostituta” e “vagabunda”. E foi adiante (fazendo com que Cidinha registrasse queixa contra ele na Delegacia da Mulher): “Nunca matei prostituta, mas você eu gostaria.”
Aliás, ele não a chamou de prostituta, mas usou o termo chulo mais popular.

Amigo secreto - 1
O candidato do PT ao governo paulista, Alexandre Padilha, fez o possível para conquistar o apoio (e o tempo na TV) de Paulo Maluf. Conquistou-o. Mas Maluf, que fez o sacrifício de apoiá-lo, quer o retorno: aparecer na TV, no horário eleitoral, e subir no palanque do petista. Padilha, o ingrato, pediu a Lula, velho aliado de Maluf, que o mantenha escondido. Padilha detesta concorrência.

Amigo secreto - 2
Maluf e Padilha. Como diria Drummond, não é solução, mas é rima.

Solução óbvia...
Quatro secretários da Segurança foram ao Congresso pedir leis mais rígidas contra o crime. O presidente do Senado, Renan Calheiros, prometeu reunir em 15 de julho (depois da Copa, que ninguém é de ferro) comissão geral para debater o endurecimento das leis e a eficácia na aplicação de penas. Pena que estejam mirando o alvo errado: as leis existem, mas não são aplicadas (quantos assassinos condenados a 30 anos de prisão cumprem 30 anos de prisão?); e não houve até hoje muito esforço para dar funcionalidade ao aparelho estatal. Cada Estado, por exemplo, emite sua própria carteira de identidade, e não há comunicação entre eles. Alguém morre e não há notificação aos órgãos pertinentes – o que permitiu a Henrique Pizzolato tirar documentos em nome do irmão falecido.
...e errada
O crime organizado está sob a chefia de bandidos presos, que usam celulares. O celular é proibido na prisão, mas chega lá dentro e é usado sem problemas. E o próprio Renan Calheiros, que quer debater o endurecimento das leis, etc., etc., foi denunciado há mais de um ano pelo procurador-geral da República por peculato, falsidade ideológica e uso de documento falso. Se condenado, as penas podem chegar a 23 anos. Até agora, sua punição foi ser eleito presidente do Senado (mais informações em http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/as-denuncias-contra-renan-calheiros/).

Dose dupla
Dilma teve nova queda na pesquisa Datafolha, mas mantém ampla vantagem, de 15 pontos, sobre o segundo colocado, o tucano Aécio Neves. Mantém-se na frente, também, na eventual disputa do segundo turno: oito pontos sobre Aécio. Por que, então, tamanho esforço do PT em aumentar o leque de alianças de Dilma?
A meta definida pelo marqueteiro João Santana e aprovada pelo PT é formar coligação que garanta a Dilma o dobro do tempo de seus adversários, custe o que custar. Este é um sério problema: o custo, como se sabe, não tem sido baixo.

Ótima notícia
A equipe da professora Ilana Gozes, da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriu uma proteína que parece eficaz contra o Mal de Alzheimer – como prevenção e talvez reversão da demência senil. A pesquisa está no Journal of Alzheimer’s Disease, http://www.j-alz.com/vol40-supp1. Uma boa esperança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;