Política Titulo
Denúncia gera retirada de anúncio
Por Do Diário do Grande ABC
16/06/2006 | 09:14
Compartilhar notícia


"Além de o Grande ABC ter um número significativo de representantes, a população é mais envolvida politicamente. Isso explica um pouco as denúncias recebidas da região até aqui”. A opinião é da assessora de comunicação do TRE-SP, Eliana Passareli, sobre as 21 denúncias contra políticos do Grande ABC. “Cerca de 90% das propagandas denunciadas são retiradas. Esse procedimento já tem um resultado imediato no sentido de impedir que a cidade fique suja”, explica.

No serviço Denúncia Online, a pessoa informa o local, a cidade e o tipo de infração cometida pelo político. Após a acusação, o próprio sistema encaminha a comunicação ao juízo eleitoral do local onde está localizada a propaganda. Após receber o comunicado, o juiz determina diligência para checar se houve a infração. Se confirmada, o político é notificado e tem até 24 horas para retirar a propaganda. Cumprida a ordem, o procedimento é arquivado, caso contrário é enviado à Corregedoria Regional Eleitoral de São Paulo, que por sua vez a encaminha à Procudoria Regional Eleitoral. A infração pode resultar em multa que varia de R$ 2 mil a R$ 53.205.

Pela internet, o cidadão responsável pela denúncia pode acompanhar o andamento do processo. Embora seja necessário preencher os dados pessoais, o nome do denunciante é preservado.

Em 2002 – primeiro ano de funcionamento do programa – foram recebidas 2.035 denúncias, mas o sistema atendia apenas a Capital. Nas eleições municipais de 2004, já em todo o Estado, foram 10.161 denúncias de 1º de março a 9 de dezembro daquele ano. Somente na Capital paulista foram 2.819 procedimentos instalados.

“Esse serviço é de extrema importância porque cria um canal direto com o cidadão. Até o Denúncia Online, a única forma era via MP (Ministério Público)”, completa Eliana. Ainda não há data para encerramento do recebimento de denúncias este ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;