Setecidades Titulo Água
Alto Tietê passa a abastecer S.Caetano

Além de São Caetano, bairros de
São Paulo também serão abastecidos

Por Vanessa de Oliveira
do Diário do Grande ABC
20/06/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC:


Os sistemas Alto Tietê e Rio Claro estão fornecendo água para São Caetano há mais de 20 dias, extinguindo, assim, a dependência que o município tinha do Cantareira, manancial em estado mais crítico. Isso foi possível porque a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) realizou obras na Capital que adiantaram situação estimada para ocorrer somente em setembro, quando está prevista a conclusão da interligação do Rio Grande (braço produtor da Billings) ao Alto Tietê, iniciada em 4 de maio pela autarquia estadual.

Ontem, o Cantareira operava com 19,9% de sua capacidade. Se levada em consideração a utilização da reserva técnica, o nível é de -9,3%. Já o Alto Tietê registrava 20,4% de volume armazenado e o Rio Claro, 58,5%.

No dia 30 de maio, a Sabesp entregou nova ligação entre duas adutoras na Vila Ema, na Zona Leste da Capital, ampliando o transporte de água pelo aqueduto do Sistema Rio Claro, tubulação de concreto de 2,7 metros de altura e 80 quilômetros de extensão que parte de Salesópolis. A conexão passou a transferir o recurso hídrico para adutora de aço que segue até a Mooca, também em São Paulo, de onde a água vem para São Caetano.

Com o empreendimento, agora são enviados mais 500 m³/s do Sistema Rio Claro para, além de São Caetano, bairros como São Mateus, Vila Formosa, Vila Alpina, Sapopemba e a própria Mooca – antes atendidos principalmente pelo Cantareira. O volume é suficiente para abastecer cerca de 200 mil pessoas.

A Sabesp informou ainda que não está totalmente definido se São Caetano será 100% abastecida pelo Alto Tietê quando a obra de interligação com o Rio Grande for concluída, pois a contribuição de cada sistema pode variar de acordo com a demanda e a disponibilidade, por meio de ajustes realizados pela empresa.

Embora tenha deixado de depender do Cantareira, o diretor-geral do DAE (Departamento de Água e Esgoto de São Caetano), Osmar Silva Filho, ressalta a necessidade de a população continuar economizando. “Apesar de, no momento, não dependermos do Cantareira, não significa que estamos livres de ações mais agudas, como o rodízio, pois devemos continuar enfrentando momentos difíceis agora que vamos entrar em período de seca. Não podemos pensar que estamos confortáveis.”

Para chegar à população de São Caetano, a água tratada chega à Estação Elevatória do Cadiriri, na Mooca, onde é enviada para a cidade e dividida em três reservatórios, com, capacidade total de 38 mil m³. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;