Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Economia
>
Carreira
TI transformando as relações de trabalho
Cíntia Bortotto
18/02/2019 | 07:24
Compartilhar notícia


Nesta semana, retomarei a questão das ferramentas tecnológicas da transformação digital com mais três macrotendências que influenciam os negócios e as relações humanas em todas as áreas. Será que algum deles já está sendo implementado na sua área de trabalho? Vamos lá!

Robótica

Provavelmente você já ouviu falar neste termo. Este é um segmento que utiliza tecnologias de mecânica, eletrônica, computação, inteligência artificial e microeletrônica para construir dispositivos capazes de executar tarefas de maneira autônoma, pré-programada ou com controle humano. Vemos cada vez mais robôs empregados na execução de tarefas de risco, tanto na indústria como na área da medicina, por exemplo. A partir de agora, será cada vez mais comum encontrarmos robôs nas áreas de serviço, empregados como recepcionistas, baristas e outros. Imagine só ter robô como ‘colega de trabalho’!

Wearable technology

Certamente você já deve ter visto um apple watch ou qualquer outro relógio inteligente. Este dispositivo é apenas uma pequena amostra do que temos pela frente quando o assunto é moda e tecnologia. A ideia de weareble technology consiste em dispositivos eletrônicos inteligentes que oferecem dados sobre a saúde do corpo, comunicação, locomoção, além de terem a capacidade de se conectarem a outros dispositivos para trocar dados. Este tipo de roupa ou acessório funciona por meio de sensores, que geram dados, analisados por sistemas, que devolvem as análises para usuários. Com a conectividade se ampliando cada vez mais, o desenvolvimento da internet das coisas, talvez em pouco tempo nem precisemos mais dos smartphones e teremos interatividade cada vez maior entre tudo.

Smart cities

Outro tema fascinante que vem tomando conta do pensamento de empreendedores inovadores são as cidades inteligentes. Elas preveem ocupação do espaço urbano capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas e diminuir o impacto ambiental com soluções sustentáveis e inteligentes que envolvem governo e cidadãos. Na infraestrutura das smart cities está a inteligência artificial, utilizada para aprimorar a comunicação e a solução de problemas. Com a utilização da internet das coisas, sensores e medidores cruzam dados em tempo real para evitar problemas, otimizar processos, melhorar a mobilidade e aumentar a segurança e a sustentabilidade. Tudo isso já está acontecendo. Quais dessas tecnologias que venho apresentado aqui já fazem parte de seu dia a dia de trabalho? Prepare-se, pois revolução está acontecendo.

Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.