Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Memória
>
Memória - Clássicos do Diário há 60 anos: 1958-2018
De olho nos estrangeiros
Ademir Medici
08/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


As eleições presidenciais de 1960, as últimas antes do pleito de 15 de novembro de 1989, caíram numa segunda-feira, 3 de outubro. 

No domingo, 2 de outubro, o candidato Jânio Quadros publicou mensagem no News Seller (antecessor do Diário), proclamando:

n Aos estrangeiros do Brasil. Para mim, todos os moradores do Brasil terão uma só qualificação civil. Brasileiros e estrangeiros – brasileiros serão aos nossos olhos. Assim será. Prometo-vos.

No dia seguinte Jânio ganhou as eleições.

Os desenhos, com a caricatura do candidato Jânio Quadros, foram distribuídos pelas ruas de São Bernardo, como propaganda. Julião Lopes Garcia guardou vários dos folhetos, que foram expostos, em 1989, no SDHL (Serviço de Documentação da História Local). Afinal, eleições para presidente da República voltavam a ser diretas.

AMANHÃ

“O tostão contra o milhão.”

Os vereadores. Agora funcionários

O programa Memória na TV desta semana focaliza os 50 anos do edifício da Câmara Municipal de Santo André: 1968-2018. O entrevistado é o presidente do Legislativo, Almir Cicote. E a entrevista entra no ar hoje pelo DGABC TV. Acessem: www.dgabc.com.br .

No programa, houve uma troca: Memória ofereceu ao entrevistado o original de um convite para a inauguração da nova Câmara, em 28 de outubro de 1968. E recebemos do presidente Cicote um filme que não conhecíamos, do dia em que os vereadores de Santo André se transformaram em funcionários, ocupando as várias funções dos servidores da casa.

“Os funcionários assumiram o papel de cada funcionário. Eleni de Paiva, Antonio Leite, Israel Santana, todos os demais fizeram o papel de recepcionista, telefonista, guarda, com muito bom humor e humildade”, revela Cicote na entrevista.

“Os vereadores fizeram uma festa de teatro, querendo se aproximar, homenagear, mostrar a importância do papel de cada funcionário”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal. 

É uma conversa agradável a desta entrevista. Nomes como o de Antonio Ferreira dos Santos, o Ferreirinha, presidente que inaugurou o edifício em 1968, foram lembrados. Várias matérias publicadas aqui em Memória são mostradas. E conhecemos o lado memorialista do presidente Almir Cicote, filho do saudoso sindicalista e deputado José Cicote.

O meu comitê sempre foi decorado com imagens históricas. Sempre gostei daquelas gravuras em preto e branco. É lógico: não poderíamos deixar passar despercebida esta data do cinquentenário.

Algumas reuniões foram realizadas logo no início do ano e nos preparamos. Queríamos fazer algo simples, mas marcante. 

Deixar gravado esses 50 anos. Produzir material para o futuro.

O programa Memória na TV dos 50 anos da Câmara no Centro Cívico andreense é concluído com imagens 

da sessão solene comemorativa, realizada na quarta-feira, 31 de outubro.

Interação com Facebook

‘O delegado e a criminosa arrependida’

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 8 de novembro de 1988 e transcrita agora, na íntegra, no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 8 de novembro de 1988 – ano 31, edição 6904


Manchete – Governadores condenam arrocho fiscal do pacto social

Memória – O sobrado do Chico Sapateiro fotografado por Beltran Asêncio, o fotógrafo de São Bernardo. Ficava na Rua Marechal Deodoro, esquina com Rio Branco.

Nota – A sapataria localizava-se na esquina hoje ocupada por agência do Santander. A mesma agência que retirou os quadros históricos da cidade elaborados pelo artista plástico Adélio Sarro, enviando-os – dizem os funcionários, igualmente entristecidos – para Santo Amaro. Nada a ver.

Memória Eleições – Crise. Renuncia o prefeito Alfredo Flaquer.

Terceira divisão – No Bruno Daniel, Santo André 0, Volta Redonda 0. Na cobrança de pênaltis, 6 a 5 para o Volta Redonda, que fica com o ponto extra.

Polícia – Pistoleiros executam mãe e filho em São Bernardo.

Em 8 de novembro de...

1918 – O Dr. Paula Peruche concede entrevista ao jornal A Capital afirmando que com o emprego dos sais mercuriais na gripe, a mortalidade baixará e ficará próxima do zero.

Nota – Na década seguinte, Dr. Paula Peruche abriria o loteamento Parque das Nações, em Santo André. O velho Parque, portanto, aproxima-se do seu centenário.

A guerra. Do noticiário do Estadão: assinatura do armistício entre a Alemanha e os países da ‘Entente’; suspensão das hostilidades; a assinatura ocorreu às 7h do dia 7 de novembro. As hostilidades foram suspensas às 4h. A Grande Guerra caminhava para o seu fim.

1953 – Kilza Setti, pianista de São Bernardo, interpreta Vila Lobos, Camargo Guarnieri e Chopin em audição da Rádio Gazeta.

Clube Bochófilo de Santo André sagra-se tetracampeão paulista ao vencer o Cisplatina, da Capital, por 6 a 2; Rhodia fica em segundo lugar.

Fundada a União Espírita de São Caetano.

1973 – Aposentados de Santo André celebram o seu dia. A data foi escolhida para lembrar o 8 de novembro de 1922, quando do encaminhamento do projeto que criou a primeira caixa de aposentadoria, de autoria do deputado paulista Eloi Chaves.

Registrado o primeiro acidente na Avenida Perimetral, em Santo André: dois fuscas vermelhos chocam-se no viaduto que passa sobre a Avenida Ramiro Colleoni, o Viaduto Ângelo Gaiarsa.

2013 – Jornalista Mário Porfírio Rodrigues recebe o título de Professor Emérito da Universidade Municipal de São Caetano.

Hoje

Dia Mundial do Urbanismo

Dia do Radiologista

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 8 de novembro:

Em São Paulo, Guaimbê e Piacatu

Em Goiás, Guarani de Goiás

No Paraná, Ibiporã

No Tocantins, Miranorte

No Rio Grande do Norte, Monte das Gameleiras e Parelhas

Na Bahia, Nova Canaã

Na Paraíba, Piancó

Em Santa Catarina, Rancho Queimado

Fonte: IBGE

Santos do Dia

Deodato

Godofredo

Beato João Duns Scoto




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.