Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Tecnologia
>
Inovação
Qualcomm inaugura primeiro Centro de Internet das Coisa no Brasil
Por Da Redação
Do 33Giga
20/09/2018 | 06:48
Compartilhar notícia


A Qualcomm Technologies, Inc. inaugurou o Qualcomm IoT Reference Center, seu primeiro Centro de Referência em Internet das Coisas no Brasil. A Facens (Faculdade de Engenharia, Tecnologia em Jogos Digitais e Arquitetura e Urbanismo de Sorocaba – SP) e o CPqD foram as instituições selecionadas para colaborar com o projeto, que tem por objetivo contribuir para a inovação no país.

 Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

O Centro de Referência está localizado dentro do Smart Campus da Facens e terá o apoio do CPqD em seu primeiro projeto-piloto, focado no aprimoramento da segurança pública.  A iniciativa fará o monitoramento de veículos por meio do uso de visão computacional embarcada e redes wirelesspara IoT.

Rafael Steinhauser, Vice Presidente Sênior da Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda. e Presidente da Qualcomm para América Latina, explica a importância do Centro de Referência. “A Internet das Coisas tem um enorme potencial no Brasil. O Qualcomm IoT Reference Center é uma plataforma de diálogo entre distintos atores ligados à tecnologia, como fabricantes, desenvolvedores e gestores públicos, e contribuirá para a capacitação de profissionais que estejam envolvidos em projetos e negócios de IoT”, afirma. 

Para Antonio Beldi, presidente do Conselho Superior da ACRTS, mantenedora da Facens, “a criação desse Centro de Referência, conjuntamente com a Qualcomm Serviços de Telecomunicações e CPqD, seguramente será um marco para a criação do ecossistema de negócios de Internet das Coisas no país”.

De acordo com Sebastião Sahão Júnior, presidente do CPqD, “a Internet das Coisas impulsiona a economia brasileira com a adição de novas tecnologias que melhoram a qualidade de vida da população, em especial quando aplicadas ao ambiente urbano. Com esta parceria estratégica com a Qualcomm Serviços de Telecomunicações e com a Facens, o CPqD contribuirá fortemente para o processo de transformação digital da sociedade.”.

Equipe em ação

Além de apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, o Qualcomm IoT Reference Center também oferecerá treinamentos. E, entre seus primeiros projetos, apresentará o conceito de cidades inteligentes e seus benefícios para gestores públicos interessados em iniciativas ligadas à IoT.

“A ideia é mobilizar a todos e capacitar mão de obra para trabalhar com a internet das coisas e outras tecnologias disruptivas. Temos em vista o Plano Nacional de IoT, que prevê que a aplicação de tecnologias de internet das coisas pode gerar um impacto econômico de US$ 50 a 200 bilhões por ano até 2025, o que representa cerca de 10% do PIB do país”, afirma José Palazzi, diretor de vendas da Qualcomm para América Latina

O Qualcomm IoT Reference Center opera no campus da Facens, na Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, 1425 – Castelinho km 1,5 – Alto da Boa Vista – Sorocaba, São Paulo. Por lá, há uma equipe de gestores, engenheiros, estagiários e monitores que trabalham de maneira integrada com os profissionais da Qualcomm Serviços de Telecomunicações para a elaboração das demonstrações das tecnologias da empresa em aplicações para IoT, incluindo cidades inteligentes, IoT Industrial, casas inteligentes e smart users.

Leia mais: 
Japoneses vão testar elevador espacial para o transporte de pessoas
Cabos e carregadores não originais são os responsáveis por 50% dos reparos em smartphones

Confira todos os eletrônicos já testados pelo 33Giga:

 
 
  • Sony_Xperia XZ2_Preto
  • Fone JBL T450BT. O teste completo em https://wp.me/p7AVMp-eKM
  • Testamos: por R$ 330, caixa de som Pulse é resistente à água e dura mais de cinco horas
<
>

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.