Economia Titulo
Financiamento mais barato impulsiona cooperativas
Por
14/04/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


As cooperativas de crédito voltadas para empresários têm se tornado uma opção de investimento e de acesso mais barato aos financiamentos.

Segundo o presidente da Cecresp (Central das Cooperativas de Crédito do Estado de São Paulo), Manoel Messias da Silva, neste ano só em São Paulo o Banco Central aprovou a criação de três cooperativas, que devem ser inauguradas neste semestre, e a expectativa é de que sejam autorizadas mais duas.

Segundo Messias, as cooperativas oferecem serviços mais baratos porque não visam lucro. Pesquisa do Socoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) mostrou que a taxa média de juros do crédito pessoal no mercado é de 3,5% ao mês, enquanto nas cooperativas a média é de 2,5%.

Atualmente, existem em São Paulo 16 cooperativas formadas por empresários e 45 no País, segundo dados do Sicoob. Esse tipo de cooperativa passou a ser autorizado pelo Banco Central em 2003 e é formado por 20 pessoas, no mínimo. A formação inicial de capital das cooperativas, segundo Messias, é de cerca de R$ 300 mil, sendo que os sócios podem não somente tomar empréstimos, mas receber retorno do investimento.

Messias explicou que, como as cooperativas são ligadas ao Banco Cooperativo do Brasil, os associados têm acesso a todos os serviços bancários, como cartão de débito e cheque, além de poder contar com repasses de linhas de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) – destinados a investimentos empresariais.

Para serem constituídas, essas cooperativas precisam estar vinculdas a uma entidade empresarial – com um sindicato.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;