Setecidades Titulo Concurso
Saúde depende de resultado das urnas

Alunos abordam política no Desafio de Redação; horta ensina qualidade de vida em escola

Renata Rocha
Juliana Maciel Ferreira
09/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


As eleições e a possibilidade de mudar o futuro nas urnas foram temas abordados pelos alunos que participaram ontem do Desafio de Redação, com o tema Qualidade de vida hoje. Saúde no futuro. Para os estudantes da EE Padre Aristides Greve, no bairro Camilópolis, em Santo André, a melhoria da qualidade de vida depende de propostas políticas. “Nossos pais pagam impostos, mas a Saúde pública é péssima. Para onde está indo o dinheiro? Porque nos hospitais a gente não vê”, afirma Stefani Santos da Silva, 15 anos, do 1º ano do Ensino Médio.

Já para os alunos da EE Padre Agnaldo Sebastião Vieira, na Vila Guiomar, a Educação é fundamental para melhorar a qualidade de vida. “Vemos no horário político várias propagandas de famílias felizes, como se tudo estivesse certo. É necessário melhorar a Educação para conquistar qualidade de vida por meio de mais oportunidades”, disse Vanessa Xavier de Moraes, 15, do 1º ano do Ensino Médio.

INICIATIVA

A EE Padre Agnaldo Sebastião Vieira, aliás, aproveitou a horta cultivada em seu terreno para ensinar qualidade de vida. Nela, os estudantes do Ensino Fundamental aprendem e colocam em prática o que estudam sobre Ciências. “Eles trazem sementes, plantam e vou dizendo o tipo de vegetal e qual o benefício de cada um”, explica a professora da disciplina Ana Rita de Sousa Almeida.

Unindo o projeto com o tema do concurso, o objetivo é incentivar a conscientização dos adolescentes quanto à saúde e a importância da natureza para o futuro. Segundo Ana Rita, a horta será mantida com a chegada dos materiais necessários para o cultivo, como sementes, adubos, entre outros, já que esta iniciativa faz parte do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação.

E a interação dos alunos com o assunto saúde não para por aí. Anualmente, a escola realiza feira de reaproveitamento de alimentos. “Com a concretização da horta, eles farão receitas com os alimentos colhidos e apresentarão na feira”, diz a coordenadora pedagógica Ivani Barbazza.

O Desafio de Redação é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e tem apoio da Ecovias, Hospital Brasil e Positivo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;